Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1065
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção sobre ansiedade e depressão em acadêmicos de fisioterapia
Título(s) alternativo(s): Perception of anxiety and depression in physiotherapy students
metadata.dc.creator: JESUS, Jessica Costa de
metadata.dc.contributor.advisor1: BASTOS, Janice Regina Moreira
metadata.dc.contributor.referee1: ARAÚJO, Maria Erivânia Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: DOMINICI, Eteldera Cristina Lima Abreu
metadata.dc.description.resumo: INTRODUÇÃO: Analisar os fatores psicoemocionais que os acadêmicos do último período do curso de fisioterapia podem apresentar e que podem gerar uma percepção de ansiedade e depressão OBJETIVO: Analisar o perfil sociodemográfico da amostra, buscando identificar fatores psicoemocionais, que possam estar alterados durante esse período e discutir os resultados encontrados sobre a percepção de ansiedade e depressão MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de campo, qualitativa classificada como observacional, com amostra selecionada por conveniência de natureza aplicada A pesquisa foi realizada no Centro de Ensino Superior Universitário Dom Bosco, na cidade de São Luís no estado do Maranhão, entre os meses de setembro e outubro de 2023, após aprovação do Cep número do parecer: 6.272.352 e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). RESULTADOS: O questionário foi enviado para 60 alunos do último ano do curso de fisioterapia, sendo excluídos 10 por não responderam na íntegra. Assim, a amostra foi constituída por 49 acadêmicos. Mostrou que 83,05% dos acadêmicos do último ano do curso de fisioterapia do Centro Universitário Dom Bosco – UNDB apresentam percepção positiva para ansiedade e 61,01% para depressão. CONCLUSÃO: analisou-se fatores associados a possíveis quadros de alteração na saúde mental do estudante, tais como qualidade do sono, alimentação, diagnóstico prévio e acompanhamento para ansiedade e depressão. Fornecendo soluções para minimizar e prevenir níveis de ansiedade e depressão, onde medidas possam ser tomadas com o intuito de promover estratégias de ensino voltadas a prevenção de distúrbios relacionados à saúde mental no meio acadêmico, através de ações coletivas. Esse contexto poderá ainda proporcionar maior aproveitamento e rendimento mediante ao ambiente acadêmico e melhor qualidade de vida para todos.
Resumo: INTRODUCTION: To analyze the psycho-emotional factors that students in the last period of the physiotherapy course may present and which can generate a perception of anxiety and depression OBJECTIVE: To analyze the sociodemographic profile of the sample, seeking to identify psycho-emotional factors that may be altered during this period and discuss the results found on the perception of anxiety and depression METHODS: This is a qualitative field research classified as observational, with a sample selected for convenience of an applied nature. The research was carried out at the Dom Bosco University Higher Education Center, in the city of São Luís in the state of Maranhão, between the months of September and October 2023, after approval by the CEP opinion number: 6,272,352 and the Free and Informed Consent Form (TCLE). RESULTS: The questionnaire was sent to 60 final-year physiotherapy students, 10 of whom were excluded because they did not respond in full. Thus, the sample consisted of 49 academics. It showed that 83.05% of students in the last year of the physiotherapy course at Centro Universitário Dom Bosco – UNDB have a positive perception of anxiety and 61.01% of depression. CONCLUSION: factors associated with possible changes in the student's mental health were analyzed, such as sleep quality, nutrition, previous diagnosis and monitoring for anxiety and depression. Providing solutions to minimize and prevent levels of anxiety and depression, where measures can be taken with the aim of promoting teaching strategies aimed at preventing disorders related to mental health in the academic environment, through collective actions. This context can also provide greater enjoyment and performance through the academic environment and a better quality of life for everyone.
Palavras-chave: Ansiedade
Depressão
Acadêmicos de fisioterapia
Anxiety
Depression
Physiotherapy academics
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: JESUS, Jessica Costa de. Percepção sobre ansiedade e depressão em acadêmicos de fisioterapia. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1065
Data do documento: 2-Dec-2023
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESSICA COSTA DE JESUS.pdf418,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.