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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias e desafios na gestão comercial de uma instituição de ensino superior na pandemia de COVID-19: um estudo de caso de Instituição Privada em São Luís - MA, 2023
Título(s) alternativo(s): Strategies and challenges in the commercial management of a higher education institution during the COVID-19 pandemic: a case study of a Private Institution in São Luís - MA, 2023
metadata.dc.creator: LOPES, Nadja Francisca Silva Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: MELO, Marcelo Virgínio de
metadata.dc.contributor.referee1: FEITOSA FILHO, Jarbas Campelo
metadata.dc.contributor.referee2: NUNES, Gustavo Pereira
metadata.dc.description.resumo: Introdução. A pandemia de Covid-19 gerou impactos sobretudo na educação, sendo necessárias estratégias, na gestão para superar os desafios impostos pela crise e impacto negativo na economia global. Houve aumento das compras online e as IES tiveram que se adaptar ao ensino remoto e desafios na queda de rentabilidade, inadimplência e evasão. Objetivos. Investigar como uma IES privada de São Luís - MA, inovou durante e após pandemia para manter a sustentabilidade dos negócios, identificando desafios e estratégias adotadas e investigar a percepção dos discentes em relação às estratégias e propor sugestões de aperfeiçoamento. Metodologia. Trata-se de pesquisa quantitativa e descritiva realizada por meio de questionário virtual Google Forms entre maio e junho de 2023. A amostra discente, calculada com nível de confiança de 90%, margem de erro 7,01%, foi composta por 129 alunos a partir do 4o período. Amostra da gestão foi composta por gestores do comercial, marketing e pedagógica. Resultados. A principais dificuldades da IES foi baixo orçamento destinado ao marketing, inadimplência e adaptação ao ensino remoto, buscando inovar com o marketing digital, campanhas de captação de alunos, parcelamento de dívida, análise de viabilidade econômico-financeira, suporte tecnológico a professores. Para os discentes, deficiência no uso das tecnologias, desorganização, calendários confusos, aulas pouco interativas e superficiais impactaram o engajamento e qualidade das aulas remotas. Considerações finais. As percepções refletem a complexidade do contexto atual, com desafios para as IES e para os alunos sendo essencial diálogo aberto, criando canais efetivos de comunicação e promovendo uma cultura de escuta ativa.
Resumo: Introduction: The Covid-19 pandemic has had significant impacts, especially on education, requiring management strategies to overcome the challenges imposed by the crisis and the negative impact on the global economy. There has been an increase in online purchases, and higher education institutions (HEIs) have had to adapt to remote teaching and face challenges related to decreased profitability, delinquency, and dropout rates. Objectives: This study aims to investigate how a private HEI in São Luís - MA innovated during and after the pandemic to maintain business sustainability, identifying the challenges and strategies adopted. Additionally, it seeks to explore students' perceptions of these strategies and propose suggestions for improvement. Methodology: This quantitative and descriptive research employed a virtual survey conducted through Google Forms between May and June 2023. The student sample, calculated with a confidence level of 90% and a margin of error of 7.01%, consisted of 129 students from the 4th period onwards. The management sample comprised managers from the commercial, marketing, and pedagogical areas. Results: The main difficulties faced by the HEI included a limited budget for marketing, delinquency, and the adaptation to remote teaching. To overcome these challenges, the institution implemented digital marketing strategies, student recruitment campaigns, debt installment plans, economic- financial viability analysis, and provided technological support to teachers. Students reported difficulties in technology usage, disorganization, confusing calendars, and less interactive and superficial remote classes, which impacted engagement and class quality. Conclusion: The perceptions highlighted the complexity of the current context, presenting challenges for both HEIs and students. Open dialogue, effective communication channels, and a culture of active listening are essential to address these challenges.
Palavras-chave: Covid-19
Gestão comercial
Tecnologias - Ensino remoto
Marketing digital
Educação - Inovação
Commercial management
Technologies - Remote teaching
Digital marketing
Education - Innovation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: LOPES, Nadja Francisca Silva Nascimento. Estratégias e desafios na gestão comercial de uma Instituição de Ensino Superior na pandemia de covid-19: um estudo de caso de instituição privada em São Luís-MA 2023. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1086
Data do documento: 22-Jun-2023
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