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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O impacto da gamificação na qualidade do atendimento ao cliente: um estudo de caso da implementação na padaria Sophia
Título(s) alternativo(s): The impact of gamification on the quality of customer service: a case study of implementation at Sophia bakery
metadata.dc.creator: COSTA NETTO, Evandro Ferreira de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: GUIMARÃES, Walline Alves
metadata.dc.contributor.referee1: PEREIRA, Daniel de Matos
metadata.dc.contributor.referee2: FERNANDES, André
metadata.dc.description.resumo: O trabalho em questão utilizou pesquisa bibliográfica, estudo de campo e pesquisa qualitativa para examinar a eficácia das estratégias de gamificação na melhoria do atendimento ao cliente e treinamento de funcionários na Padaria Sophia. Os objetivos foram revisar a literatura relevante, desenvolver e implementar uma abordagem de gamificação centrada no cliente e avaliar seu impacto. Ao coletar dados por meio de pesquisas, uso de questionários e observações durante uma sessão de treinamento gamificada que foi implementada, informações valiosas foram coletadas. As descobertas revelaram uma forte correlação entre a estratégia de gamificação desenvolvida e os seus efeitos para melhorar o atendimento ao cliente, gerar motivação dos funcionários e criar valor para a organização. Esses resultados ressaltam a importância de incorporar técnicas de gamificação em programas de treinamento de funcionários e promover uma cultura de melhoria contínua e foco no cliente. Em conclusão, esta pesquisa estabelece a importância da gamificação como estratégia para que organizações possam provocar o desenvolvimento de motivação entre seus colaboradores e com isso, melhorar a efetividade e qualidade dos serviços disponibilizados.
Resumo: The work in question used literature search, field study and qualitative research to examine the effectiveness of gamification strategies in improving customer service and employee training at Padaria Sophia. The objectives were to review the relevant literature, develop and implement a customer-centric gamification approach, and assess its impact. By collecting data through surveys, using questionnaires and observations during a gamified training session that was implemented, valuable information was collected. The findings revealed a strong correlation between the gamification strategy developed and its effects to improve customer service, generate employee motivation and create value for the organization. These results underscore the importance of incorporating gamification techniques into employee training programs and fostering a culture of continuous improvement and customer focus. In conclusion, this research establishes the importance of gamification as a strategy for organizations to encourage the development of motivation among their employees and thus improve the effectiveness and quality of the services provided.
Palavras-chave: Gamificação
Motivação
Recompensas
Cultura organizacional
Satisfação do cliente
Gamification
Motivation
Rewards
Organizational culture
Customer satisfaction
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: COSTA NETTO, Evandro Ferreira de Araújo. O impacto da gamificação na qualidade do atendimento ao cliente: um estudo de caso da implementação na padaria Sophia. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1092
Data do documento: 20-Jun-2023
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