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dc.creatorDIAS, Lucas Vinícius Santos-
dc.date.accessioned2024-03-11T21:26:31Z-
dc.date.available2024-03-11-
dc.date.available2024-03-11T21:26:31Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationDIAS, Lucas Vinícius Santos. O endomarketing como instrumento organizacional e motivacional para a melhoria da qualidade de vida e produtividade de colaboradores. São Luís, 2023.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1104-
dc.description.abstractKeywords: Considering that the current business scenario is dynamic, competitive and full of innovations, endomarketing emerges that seeks to answer the following problem: What is the importance and contribution of endomarketing to improving the quality of life and productivity of an organization's employees? To work on this theme, this study aims to highlight the importance of internal marketing for the market and its contribution to promoting the quality of life and productivity of employees through organizational and motivational practices in the work environment. The research has an analysis with a qualitative approach, using authors related to the area, having the bibliographical research as a type of research, making use of specialized websites, books, articles and dissertations, which is the way to investigate the proposed theme. The work is structured in 4 chapters and subtopics. In chapter 2, which covers all the theoretical foundations, it deals with topics such as marketing, endomarketing and their subtopics on organization, motivation, quality of life and productivity. Chapter 3 describes the applied methodology and its systematization process of the study. Chapter 4 contains the contributions of endomarketing as an organization and motivation tool, reporting successful experiences that contributed to a better quality of life and also to the performance of companies. And finally, the considerations and final considerations indicated in chapter 5. I hope that this study provides a deepening on the subject by providing guidance and reflections regarding the relationships between the analyzed variables.en
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectEndomarketingen
dc.subjectMotivaçãoen
dc.subjectOrganizaçãoen
dc.subjectQualidade de vidaen
dc.subjectProdutividadeen
dc.subjectInternal marketingen
dc.subjectMotivationen
dc.subjectOrganizationen
dc.subjectQuality of lifeen
dc.subjectProductivityen
dc.titleO endomarketing como instrumento organizacional e motivacional para a melhoria da qualidade de vida e produtividade de colaboradoresen
dc.title.alternativeInternal marketing as an organizational and motivational tool to improve the quality of life and productivity of employeesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1SILVA, Nathália Cristina Ramos Araújo e-
dc.contributor.referee1MARQUES, Michel Silva-
dc.contributor.referee2SANTOS, Donny Walleson dos-
dc.description.resumoConsiderando que o atual o cenário empresarial é dinâmico, competitivo e repleto de inovações, surge o endomarketing que procura responder a seguinte problemática: Qual a importância e contribuição do endomarketing para a melhoria da qualidade de vida e produtividade dos colaboradores de uma organização? Para trabalhar essa temática este estudo possui como objetivo destacar a importância do endomarketing para o mercado e sua contribuição para a promoção da qualidade de vida e produtividade de colaboradores por meio de práticas organizacionais e motivacionais no ambiente de trabalho. A pesquisa tem uma análise com abordagem qualitativa, usando autores relacionados a área, tendo como tipo de pesquisa a bibliográfica, fazendo uso de site especializados, livros, artigos e dissertações, sendo este o caminho para a investigação da temática proposta. O trabalho está estruturado em 4 capítulos e subtópicos. No capítulo 2, que aborda toda a fundamentação teórica trata de temas como o marketing, o endomarketing e seus subtópicos sobre organização, motivação, qualidade de vida e produtividade. O capítulo 3 descreve a metodologia aplicada e seu processo de sistematização do estudo. O capítulo 4 contém as contribuições do endomarketing como instrumento de organização e motivação relatando experiências de sucesso que contribuíram para uma melhor qualidade de vida e também do rendimento das empresas. E por fim, as ponderações e considerações finais assinaladas no capítulo 5. Espero que este estudo proporcione um aprofundamento sobre a temática fornecendo orientações e reflexões a respeito das relações entre as variáveis analisadas.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASen
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