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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNASCIMENTO, Dayana Batista do-
dc.date.accessioned2024-03-11T22:12:11Z-
dc.date.available2024-03-11-
dc.date.available2024-03-11T22:12:11Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Dayana Batista do. Cooperativismo e redes colaborativas: uma análise sobre alianças estratégicas sob a ótica dos associados de uma cooperativa de apicultores de Junco do Maranhão. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2023.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1106-
dc.description.abstractAs cooperativas tiveram início no século XIX após alguns operários em condições de trabalho precário se juntarem para abrir um armazém em que tudo que fosse comprado seria divido igualmente. A maioria tecelões, os chamados “Pioneiros de Rochdale” deram um grande passo para a colaboração entre pessoas, tornando esses espaços mais humanos e inclusivos. Desde então, as cooperativas ganharam espaço no mercado, deixando de ser apenas um negócio para obter recursos para o consumo próprio, expandindo seus negócios para o mercado. Para isso, as redes de colaboração têm contribuído de forma significativa, uma vez que os negócios não conseguem se sustentar por muito tempo sozinhos sem as parcerias. Além disso, as cooperativas contribuem com o sistema econômico e social, em que ao interesse coletivo somam esforços para atingirem resultados. Assim, objetiva-se com este trabalho exploratório investigar a percepção dos cooperados sobre alianças estratégicas como forma de gerar valor paracooperativas, cujo campo de estudo foi na associação de apicultores de Junco do Maranhão. As implicações deste trabalho giram em torno da compreensão das percepções dos cooperados sobre as alianças estratégicas e como essas parcerias podem gerar valor e aumentar a eficiência das cooperativas. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura, abrangendo estudos relevantes publicados nos últimos 6 anos. Além disso, foram realizados entrevistas e questionário com os associados para obter insights valiosos. Ainda, a análise dos dados envolveu técnicas qualitativas e quantitativas. Ao fornecer uma análise sólida desse fator de influência, este estudo não apenas amplia o conhecimento acadêmico sobre o assunto, mas também fornece insights práticos para melhorar a eficácia da prática e da política relacionada a esse campo. Os achados e conclusões desta monografia podem subsidiar estratégias mais efetivas de formação e gestão de redes colaborativas no contexto corporativista, beneficiando não apenas as próprias cooperativas, mas também as comunidades e a sociedade como um todo.en
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectCooperativismoen
dc.subjectAssociaçãoen
dc.subjectRedes colaborativasen
dc.subjectAlianças estratégicasen
dc.subjectParceriasen
dc.subjectCooperativismen
dc.subjectAssociationen
dc.subjectCollaborative networksen
dc.subjectStrategic alliancesen
dc.subjectPartnershipsen
dc.titleCooperativismo e redes colaborativas: uma análise sobre alianças estratégicas sob a ótica dos associados de uma cooperativa de apicultores de Junco do Maranhãoen
dc.title.alternativeCooperatives and collaborative networks: an analysis of strategic alliances from the perspective of members of a beekeepers cooperative in Junco do Maranhãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1FEITOSA FILHO, Jarbas Campelo-
dc.contributor.referee1GUIMARÃES, Walline Alves-
dc.contributor.referee2FERNANDES, André-
dc.description.resumoAs cooperativas tiveram início no século XIX após alguns operários em condições de trabalho precário se juntarem para abrir um armazém em que tudo que fosse comprado seria divido igualmente. A maioria tecelões, os chamados “Pioneiros de Rochdale” deram um grande passo para a colaboração entre pessoas, tornando esses espaços mais humanos e inclusivos. Desde então, as cooperativas ganharam espaço no mercado, deixando de ser apenas um negócio para obter recursos para o consumo próprio, expandindo seus negócios para o mercado. Para isso, as redes de colaboração têm contribuído de forma significativa, uma vez que os negócios não conseguem se sustentar por muito tempo sozinhos sem as parcerias. Além disso, as cooperativas contribuem com o sistema econômico e social, em que ao interesse coletivo somam esforços para atingirem resultados. Assim, objetiva-se com este trabalho exploratório investigar a percepção dos cooperados sobre alianças estratégicas como forma de gerar valor paracooperativas, cujo campo de estudo foi na associação de apicultores de Junco do Maranhão. As implicações deste trabalho giram em torno da compreensão das percepções dos cooperados sobre as alianças estratégicas e como essas parcerias podem gerar valor e aumentar a eficiência das cooperativas. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura, abrangendo estudos relevantes publicados nos últimos 6 anos. Além disso, foram realizados entrevistas e questionário com os associados para obter insights valiosos. Ainda, a análise dos dados envolveu técnicas qualitativas e quantitativas. Ao fornecer uma análise sólida desse fator de influência, este estudo não apenas amplia o conhecimento acadêmico sobre o assunto, mas também fornece insights práticos para melhorar a eficácia da prática e da política relacionada a esse campo. Os achados e conclusões desta monografia podem subsidiar estratégias mais efetivas de formação e gestão de redes colaborativas no contexto corporativista, beneficiando não apenas as próprias cooperativas, mas também as comunidades e a sociedade como um todo.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASen
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