Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Karine Rocha-
dc.date.accessioned2024-04-03T19:40:58Z-
dc.date.available2024-04-03-
dc.date.available2024-04-03T19:40:58Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationSILVA, Karine Rocha. Gestão financeira: um estudo de caso sobre a ausência de assertividade no processo de precificação de uma marca de moda praia maranhense. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2023.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1137-
dc.description.abstractFinancial management is the foundation for all companies, as it is thanks to it that a company can have growth or loss. Good financial management, in addition to using tools, analyzing cash flow, and controlling expenses, also involves well-designed and assertive pricing, it is through it that we will know how much the organization will earn and, thus, be able to set revenue goals to obtain profit and business growth. Therefore, this study aims to analyze the impacts of the lack of assertiveness of the pricing process of a beachwear brand in Maranhão. To achieve this goal, three specific objectives were outlined, namely: to discuss the principles and concepts of assertive financial management based on the specialized literature; analyze the pricing methods of a beachwear brand from Maranhão; and verify the main impacts that inadequate pricing has brought to the beachwear brand from Maranhão. The methodology of this study is of a basic nature, with a descriptive purpose and a qualitative approach, as for the data collection technique, intensive direct documentation techniques were used, carried out through semi-structured interviews. It was found with the study that the company incorrectly allocated its costs and expenses and did not include some of these costs and expenses in its pricing calculation, in addition, there was no structured financial and budget planning. It was observed that this generated a decrease in the company's working capital, inconvenience with customers, low profitability, impaired long-term cash flow, and weakened the company's decision-making strategies.en
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectPrecificaçãoen
dc.subjectPricingen
dc.subjectCustosen
dc.subjectCostsen
dc.subjectDespesasen
dc.subjectExpensesen
dc.subjectGestão financeiraen
dc.subjectFinancial managementen
dc.subjectAssertividadeen
dc.subjectAssertivenessen
dc.titleGestão financeira: um estudo de caso sobre a ausência de assertividade no processo de precificação de uma marca de moda praia maranhenseen
dc.title.alternativeFinancial management: a case study on the lack of assertiveness in the pricing process of a beachwear brand in Maranhãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1FEITOSA FILHO, Jarbas Campelo-
dc.contributor.referee1MADEIRA, João Victhor Themistocles Ribeiro Adler Delgado-
dc.contributor.referee2NUNES, Gustavo Pereira-
dc.description.resumoA gestão financeira é o alicerce para todas as empresas, pois é graças a ela que uma empresa pode ter crescimento ou prejuízo. Uma boa gestão financeira, além de utilizar ferramentas, analisar fluxo de caixa e controlar despesas, também envolve uma precificação bem elaborada e assertiva, é por meio dela que saberemos quanto a organização irá faturar e, assim, poderá estabelecer metas de faturamento para obtenção de lucro e crescimento empresarial. Por isso, esse estudo tem por objetivo geral analisar os impactos da falta de assertividade do processo de precificação de uma marca de moda praia maranhense. Para o alcance desse objetivo foram traçados três objetivos específicos, são eles: discutir os princípios e conceitos de uma gestão financeira assertiva com base na literatura especializada; analisar os métodos de precificação de uma marca de moda praia maranhense; e verificar os principais impactos que a precificação inadequada trouxe para a marca de moda praia maranhense. A metodologia deste estudo é de natureza básica, com finalidade descritiva e de abordagem qualitativa, quanto à técnica de coleta de dados foram utilizadas técnicas de documentação direta intensiva, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Verificou-se com o estudo que a empresa alocava incorretamente seus custos e despesas e não incluía alguns desses custos e despesas em seu cálculo de precificação, além disso, não havia um planejamento financeiro e orçamentário estruturado. Foi observado que isto gerou diminuição do capital de giro da empresa, transtornos com os clientes, baixa lucratividade, prejudicava o fluxo de caixa a longo prazo, além de debilitar estratégias de decisões da empresa.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASen
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARINE ROCHA SILVA.pdf481,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.