Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1223
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Alícia do Espírito Santo-
dc.date.accessioned2024-08-07T19:17:59Z-
dc.date.available2024-08-07-
dc.date.available2024-08-07T19:17:59Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.identifier.citationSILVA, Alícia do Espírito Santo. Crescendo sensorialmente: estudo preliminar de creche com arquitetura sensorial na educação infantil Montessoriana em São Luís - Maranhão. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2024.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1223-
dc.description.abstractSensory architecture is a holistic approach that encompasses all the senses and seeks to create a profound relationship between humans and the built environment. The Montessori Method, on the other hand, is a pedagogical system that advocates self-education and freedom, providing quality education in a manner different from conventional methods. By integrating these two themes, it is possible to discuss and understand how sensory architecture can be applied within the Montessori environment through a preliminary study of a daycare center in São Luís, Maranhão. The methodology of this project is an applied research with a qualitative approach, utilizing bibliographic research and case studies. The research results reveal that it is possible to create educational environments that stimulate curiosity and freedom, encouraging a humanized perspective of education. Therefore, this preliminary study serves as an important tool to raise public awareness about the quality of life for children in daycare centers.en
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectArquitetura sensorialen
dc.subjectSensory architectureen
dc.subjectMetodologia Montessorien
dc.subjectMontessori Methodologyen
dc.subjectCreche - São Luís(MA)en
dc.subjectNursery - São Luís (MA)en
dc.titleCrescendo sensorialmente: estudo preliminar de creche com arquitetura sensorial na educação infantil Montessoriana em São Luís - Maranhãoen
dc.title.alternativeGrowing sensorially: preliminary study of a daycare center with sensory architecture in Montessori early childhood education in São Luís - Maranhãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1Pinto, Raissa Muniz-
dc.contributor.referee1FEITOSA, Nairama Pereira Barriga-
dc.contributor.referee2BRANCO, Adriana Aranha Rio-
dc.description.resumoA arquitetura sensorial é um abordagem holística, que abrange todos os sentidos, e busca criar um relação profunda entre o ser humano e ambiente construído. A Metodologia Montessori por sua vez, é um sistema pedagógico que defende autoeducação e a liberdade, proporcionando ensino de qualidade em uma dinâmica diferente do convencional. Ao integrar as duas temáticas é possível discutir e entender como a arquitetura sensorial pode ser traçada dentro do ambiente Montessoriano, por meio de um estudo preliminar de creche em São Luís, no Maranhão. A metodologia deste projeto é uma pesquisa aplicada com uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Os resultados da pesquisa revelam que é possível criar ambientes educativos capazes de despertar a curiosidade e a liberdade, incentivando uma perspectiva humanizada da educação. Portanto, este estudo preliminar serve como uma ferramenta importante para sensibilizar o público sobre a qualidade de vida das crianças em creches.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASen
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALÍCIA DO ESPÍRITO SANTO SILVA.pdf16,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.