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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Prevalência de dor lombar e impactos na qualidade de vida em acadêmicos do curso de fisioterapia
Título(s) alternativo(s): Prevalence of low back pain and impacts on quality of life in physiotherapy students
metadata.dc.creator: MAIA, Lícia Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: BASTOS, Janice Regina Moreira
metadata.dc.contributor.referee1: HAIDAR, Adelzir Malheiros e Silva Carvalho Barbosa
metadata.dc.contributor.referee2: FROES, Isabella de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: A dor na coluna vertebral afeta pessoas de qualquer faixa etária, podendo ser decorrente de vários fatores, como má postura, sedentarismo. Durante a graduação, esse desconforto pode se tornar frequente, principalmente em alunos da área da saúde, visto que o horário curricular obrigatório é maior, comparado aos demais cursos. Com base nisto, o objetivo desta pesquisa foi comparar a prevalência de dor lombar em acadêmicos de fisioterapia do primeiro e último ano da graduação e observar como impacta na qualidade de vida desses indivíduos. O estudo trata-se de uma pesquisa de campo observacional do tipo descritiva, com abordagem quantitativa, de natureza aplicada, com aplicação de ficha sociodemográfica, questionário nórdico de sintomas osteomusculares e questionário de qualidade de vida, com seguimento de coleta de prevalência. A pesquisa foi aprovada pelo CEP, sob o parecer 6.681.047, com amostra selecionada por conveniência (n=36). Os resultados mostraram que alunos do último ano do curso de fisioterapia apresentam uma alta prevalência de dor lombar comparado com acadêmicos do primeiro ano (p=0,4). Observou-se que durante a avalição da qualidade de vida em alunos com e sem dor, obteve-se p<0,05 para os domínios de capacidade funcional, dor e limitações por aspectos emocionais. Esses resultados podem ser decorrentes da rotina acadêmica excessiva, que, por sua vez, comprometem o desempenho dos indivíduos. Assim, a dor pode afetar diretamente a qualidade de vida e a saúde geral dos acadêmicos do curso de fisioterapia.
Resumo: Spinal pain affects people of any age group and can be caused by several factors, such as poor posture and a sedentary lifestyle. During graduation, this discomfort can become frequent, especially among students in the health field, as the mandatory curricular hours are longer compared to other courses. Based on this, the objective of this research was to compare the prevalence of low back pain in physiotherapy students in their first and last year of graduation and observe how it impacts the quality of life of these individuals. The study is a descriptive observational field research, with a quantitative approach, of an applied nature, with the application of a sociodemographic form, a Nordic questionnaire on musculoskeletal symptoms and a quality of life questionnaire, followed by prevalence collection. The research was approved by the CEP, under opinion 6,681,047, with a sample selected for convenience (n=36). The results showed that final-year physiotherapy students have a high prevalence of low back pain compared to first-year students (p=0.4). It was observed that during the assessment of quality of life in students with and without pain, p<0.05 was obtained for the domains of functional capacity, pain and limitations due to emotional aspects. These results may be due to excessive academic routine, which, in turn, compromises individuals' performance. Thus, pain can directly affect the quality of life and general health of physiotherapy students.
Palavras-chave: Coluna vertebral
Vertebral column
Dor lombar
Low back pain
Qualidade de vida
Quality of life
Acadêmicos
Academics
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: MAIA, Lícia Pereira. Prevalência de dor lombar e impactos na qualidade de vida em acadêmicos do curso de fisioterapia. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1249
Data do documento: 11-Jun-2024
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