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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Manejo do paciente pediátrico autista no consultório odontológico: uma revisão integrativa
Título(s) alternativo(s): Management of autistic pediatric patients in the dental office: an integrative review
metadata.dc.creator: ATAIDE, Talyne da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: BRAGA, Taciria Machado Bezerra
metadata.dc.contributor.referee1: BRAGA, Taciria Machado Bezerra
metadata.dc.contributor.referee2: AZEVEDO, Isabella
metadata.dc.contributor.referee3: CANTANHEDE , Luana
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: Revisar a literatura sobre o manejo de pacientes com TEA apontando quais condutas odontológicas mais utilizadas para o tratamento de pacientes autistas. Assim sendo, este trabalho tem o objetivo de desmistificar o tratamento em odontologia de crianças com TEA, através de uma revisão de literatura. Métodos: A metodologia consiste numa revisão integrativa de publicações no periodo de 2015/2020 nas bases de dados Lilacs, Pubmed e Google Acadêmico. Resultados: Foram encontrados 15 publicações das quais a maioria destaca métodos de abordagem possíveis de serem utilizados em consultório odontológico. Podem ser utilizadas várias técnicas para a abordagem da criança, entre as quais ABA, TECCH, PECs, bem como deve haver foco na prevenção e ensino de técnicas de escovação para pais/cuidadores destas crianças. Apesar disto, a maioria das publicações refere-se a monografias ou dissertações (N=13). Conclusão: Há poucos artigos publicados sobre o tema, especialmente dirigido para crianças, devendo haver mais estudos para esta área. Apesar disto, é possível realizar o atendimento de crianças com TEA no consultório odontológico, tomandose os cuidados necessários quanto à abordagem destes pacientes.
Resumo: Objective: Review the literature on the management of patients with ASD pointing out which dental procedures are most used for the treatment of autistic patients. Therefore, this study aims to demystify the dental treatment of children with ASD, through a literature review. Methods: The methodology consists of an integrative review of publications in the 2015/2020 period in the Lilacs, Pubmed and Google Scholar databases. Results: 15 publications were found, most of which highlight methods of approach that can be used in a dental office. Various techniques can be used to approach the child, including ABA, TECCH, PECs, as well as there should be a focus on prevention and teaching brushing techniques to parents / caregivers of these children. Despite this, most publications refer to monographs or dissertations (N = 13). Conclusion: There are few articles published on the topic, especially aimed at children, and there should be more studies in this area. Despite this, it is possible to provide care for children with ASD in the dental office, taking the necessary care regarding the approach of these patients.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Transtorno Autístico
Ansiedade ao Tratamento Odontológico
Saúde Bucal
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: ATAIDE, Talyne da Silva. Manejo do paciente pediátrico autista no consultório odontológico: uma revisão integrativa. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/238
Data do documento: 4-Dec-2020
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