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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Taisa Soledade-
dc.date.accessioned2021-04-20T22:30:12Z-
dc.date.available2021-04-20-
dc.date.available2021-04-20T22:30:12Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.citationSILVA, Taisa Soledade. Layout de varejo: análise do comportamento humano aplicada à arquitetura de varejo: um estudo arquitetônico para uma loja de materiais de construção em Urbano Santos (MA). São Luís: Centro Universitário UNDB, 2020.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/311-
dc.description.abstractThe urbanization process in modern society culminated in the pulverization of businesses with products, sometimes similar. However, with the advent of technology added to the outbreaks of the digital age, this context is added to online shopping through e-commerce or the complementary experience in online and offline dimensions, they tend to reduce from buyers in physical stores. It is precisely because of this advent with a high gradient of growth in the offer of products online that it is imperative to explore behaviorism in order to outline the preferences of potential buyers when going to a retailer. It is known that the Brazilian economy is experiencing a big turbulence, and the practice of retail is becoming difficult. As it is increasingly difficult to find opportunities for differentiation based on product prices, promotions and location. Retailers are looking to transform the store itself into a competitive differentiator, making it attractive and stimulating. Proven, through market studies, the atmosphere of a store, when in tune with the customer's desire, makes the customer stay there for a longer time, encouraging him to buy. The physical presentation of the store, externally and internally, should reflect the identity of the store. Such planning requires a good architectural design and a strong merchandising action. Retail refers to the sale of products, or the sale of services in small quantities, with their sales being directed directly to the final buyer. However, in recent years, with the facility of modern life, in addition to the accelerated growth of wholesale stores, the retail trade has seen they market share being dominated by empires with great financial support. In this context, retail stores that for decades only bet on a single “P” of the pillars of marketing, the price, is no longer enough to prospect new customers. So, it makes use of human behavior and its associated sciences such as Behaviorism and neuromarketing as the key to continuing to exist, generating profit and jobs, it is indeclinable. Thus, aiming to present the postulates and the methodology of applying behaviorism to architecture for a retail called “A”, this work seeks to demonstrate the influence of human behavior on sales and how an architect can use information such as store address, neighborhood, target costumers, city, subregional culture, preferences for brands or product designs to architect their work aimed at maximizing retail performance.en
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectLayout de varejoen
dc.subjectArquitetura de varejoen
dc.subjectMateriais de construçãoen
dc.titleLayout de varejo: análise do comportamento humano aplicada à arquitetura de varejo: um estudo arquitetônico para uma loja de Materiais de Construção em Urbano Santos (MA)en
dc.title.alternativeRetail layout: human behavior analysis applied to retail architecture: an architectural study for a Building Materials store in Urbano Santos (MA)en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1PESSOA, Laura Rosa Fernandes-
dc.contributor.referee1PINTO, Raoni Muniz-
dc.contributor.referee2LONGHI, Luis Eduardo Paim-
dc.description.resumoO processo de urbanização na sociedade moderna culminou na pulverização de comércios com produtos, por vezes, semelhantes. Porém, com o advento da tecnologia somada aos rompantes da era digital, este contexto é somado à compra online através dos e-commerces ou da experiência complementar nas dimensões online e offline, tendem a reduzir de compradores em lojas físicas. É exatamente por esse advento com alto gradiente de crescimento da oferta de produtos online é impreterivelmente importante explorar o behaviorismo objetivando delinear as condicionantes comportamentais dos compradores em potencial ao se direcionarem à uma loja física de varejo. Dados do Ministério da Economia postulam que a economia brasileira está passando por turbulências, e a prática do varejo torna-se cada vez mais difícil de encontrar oportunidades de diferenciação a partir dos preços, das promoções e localização. Todavia, varejistas estão buscando transformar a própria loja num diferencial competitivo, tornando-a atraente e estimulante. Comprovadamente, através de estudos mercadológicos, a atmosfera de uma loja, quando em sintonia com o desejo do cliente, faz com que este permaneça ali por mais tempo, estimulando-o a comprar. A apresentação física da loja, externa e internamente, deve refletir a identidade da mesma. Tal planejamento requer um projeto de arquitetura estrategicamente concebido em comunhão com o merchandising. Varejo ou retalho (retail) refere-se à venda de produtos ou a comercialização de serviços em pequenas quantidades, destinando-se suas vendas diretamente ao comprador final. Contudo nos últimos anos com os facilites da vida moderna, somando-se ao crescimento acelerado das lojas atacadistas, o comércio de varejo tem visto sua fatia de mercado ser devorada por impérios com grande aporte financeiro conforme demonstra dados do SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo). Nesse contexto, as lojas de varejo que durante décadas apostavam apenas em um único “P” dos pilares do marketing, o preço, não se faz mais suficiente para prospectar clientes em mercados tão aviltáveis. Objetivando prospectar clientes vale-se do comportamento humano e suas ciências associadas como o behaviorismo e neuromarketing como chave para continuar existindo, gerando lucro e empregos, é crucial. Dessa forma, esse trabalho procura demonstrar a influência do comportamento humano sobre as vendas e como um arquiteto pode-se valer de informações como localização, vizinhança, público alvo e etc. para arquitetar seus trabalhos voltados a maximizar o desempenho do varejo.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASen
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