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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise das propriedades mecânicas do concreto estrutural com adição de sobras de arame recozido liso
Título(s) alternativo(s): Análise das propriedades mecânicas do concreto estrutural com adição de sobras de arame recozido liso
metadata.dc.creator: SODRÉ NETO, Júlio Giorceli
metadata.dc.contributor.advisor1: FREIRE, Rogério José Belfort
metadata.dc.contributor.referee1: FREIRE, Rogério José Belfort
metadata.dc.contributor.referee2: AGUADO, Ricardo Alberto Barros
metadata.dc.contributor.referee3: CUTRIM, Natália Barros Falcão
metadata.dc.description.resumo: Sabe-se que a geração de subprodutos na indústria da construção civil é, apesar de indesejável, inevitável na maioria dos casos. A destinação desses subprodutos, além de economicamente prejudicial, normalmente não se dá de forma adequada. Com uma maior competitividade no setor e a questão ambiental ganhando a devida importância, as ideias voltadas ao pensamento enxuto se destacam cotidianamente. Nesse sentido, apesar de possui valor comercial relevante, os arames recozidos lisos utilizados para amarrações das armaduras possuem desperdício significativo dentro dos canteiros de obra, mesmo estes contendo propriedades mecânicas satisfatórias à tração. Em contrapartida, sabe-se que a tração é propriedade menos favorecida do concreto, que é um dos materiais mais consumidos no mundo, haja vista impacto técnico favorável que esse proporciona. Assim, observou-se o déficit mecânico à tração do concreto e o desperdício do arame recozido liso, e de forma análoga ao pensamento utilizado para o concreto reforçado com fibras de aço, estudou-se comportamento mecânico do concreto com adição de sobras de arame recozido liso, nos teores de 0%, 5,50% e 11,00% em função da massa de cimento. Realizou-se, ainda, os ensaios de compressão axial e diametral, para verificação da resistência a compressão e a tração diametral, aos 7 e 28 dias, no qual apresentaram resultados satisfatórios para o teor de 5,5% de adição do arame recozido liso no concreto.
Resumo: It is known that the generation of by-products in the construction industry is, although undesirable, inevitable in most cases. The destination of these by-products, in addition to being economically harmful, usually does not occur properly. With greater competitiveness in the sector and the environmental issue gaining due importance, ideas focused on lean thinking stand out daily. In this sense, despite having relevant commercial value, the smooth annealed wires used for reinforcement moorings have significant waste within the construction sites, even those containing satisfactory mechanical properties to the traction. In contrast, it is known that traction is the least favored property of concrete, which is one of the most consumed materials in the world, given the favorable technical impact it provides. Thus, it was observed the mechanical deficit to the traction of concrete and the waste of smooth recooked wire, and in a similar way to the thought used for the reinforced concrete with steel fibers, it was studied mechanical behavior of the concrete with the addition of smooth recooked wire leftovers, in the contents of 0%, 5.50% and 11.00% depending on the cement mass. Axial and diametrical compression tests were also carried out to check the resistance to compression and diametrical traction at 7 and 28 days, in which satisfactory results are obtained for the 5.5% content of the addition of the flat annealed wire in the concrete.
Palavras-chave: Arame Recozido
Fibra de aço
Concreto
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: SODRÉ NETO, Júlio Giorceli. Análise das propriedades mecânicas do concreto estrutural com adição de sobras de arame recozido liso. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/327
Data do documento: 17-Dec-2020
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