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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As possibilidades e implicações na utilização da arte como facilitadora nos processos educativos
Título(s) alternativo(s): The possibilities and implications of using art as a facilitator in educational processes
metadata.dc.creator: SANTOS, Sarah Caroline Albuquerque Ferraz
metadata.dc.contributor.advisor1: CARDOSO, Valéria Maria Lima
metadata.dc.contributor.referee1: ARAÚJO JÚNIOR, Armando Veras de
metadata.dc.contributor.referee2: MORAES, Raimunda Dilene de Souza
metadata.dc.description.resumo: De partida, é necessário compreender o conceito de arte que foi abordado no presente trabalho. Assim, considerando sua subjetividade e abstração, bem como a dificuldade em definir-se algo de imenso valor e poder de criatividade, tem-se como alicerce o pensamento do filósofo americano da estética, Morris Weitz. A arte tem um caráter de sobrevivência, pois o homem pré-histórico se estabeleceu através da arte rupestre, da dança e da música. Nos dias atuais, a sua funcionalidade não se difere tanto, pois a arte ainda é muito utilizada em rituais religiosos, na comunicação, no “estabelecerse” enquanto espécie humana, na transmissão de tradições e valores, bem como na promoção de debates, diálogos e discussões. Ademais, a arte no contexto educacional tem sido vista como uma facilitadora por autores como o poeta britânico Herbet Read e o filósofo grego Platão. Diante disso, questiona-se a utilidade desse fenômeno nos processos educativos nas instituições de ensino superior. Para mais, o objetivo geral do presente trabalho foi o de investigar como a arte facilita os processos educativos nas instituições de ensino superior; e tem-se como objetivos específicos: analisar a relação da arte com a subjetividade no contexto educacional e abordar a relação da arte nos processos educativos nas instituições de ensino superior. Em face disso, foi feita uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão narrativa de literatura, pelo fato de o presente trabalho se desenvolver a partir de livros, artigos científicos e demais formas de documentação. Buscaram-se referências importantes tanto no mundo artístico quanto na ciência para a sustentação da arte como facilitadora nos processos educativos, por mais que houvesse escassa produção literária que correlacionasse diretamente a arte com as instituições de ensino superior. Concluiuse, então, que a arte na educação é um instrumental que também envolve aspectos psicológicos, demonstrando ser um poderoso agente de investigação, no sentido de proporcionar o autoconhecimento, a aprendizagem, a criatividade e a inovação, o desenvolvimento de maior sensibilidade, além de instigar maior inclusão social. Sendo assim, a arte contribui tanto para a vida pessoal, acadêmica e profissional do discente.
Resumo: From start, it is necessary to understand the concept of art that was addressed in the present work. Thus, considering its subjectivity and abstraction, as well as the difficulty in defining something of immense value and power of creativity, it is based on the thinking of the American philosopher of aesthetics, Morris Weitz. Art has a survival character, because prehistoric man established himself through rock art, dance and music. Nowadays, its functionality is not so different, as art is still widely used in religious rituals, in communication, in “settling down” as a human species, in transmitting traditions and values, as well as in promoting debates, dialogues and discussions. Furthermore, art in the educational context has been seen as a facilitator by authors such as the British poet Herbet Read and the Greek philosopher Plato. At the same time, the utility of this phenomenon in educational processes in higher education institutions is questioned. In addition, the general objective of the present work was to investigate how art facilitates the educational processes in higher education institutions; and its specific objectives are: to analyze the relationship between art and subjectivity in the educational context and to approach the relationship between art in educational processes in higher education institutions. In view of this, a bibliographic search of the narrative review of literature was carried out,due to the fact that the present work is developed from books, scientific articles and other forms of documentation. Important references were sought both in the artistic world and in science to support art as a facilitator in educational processes, even though there was little literary production that directly correlated art with higher education institutions. It was concluded, then, that art in education is an instrument that also involves psychological aspects, demonstrating to be a powerful research agent, in the sense of providing self-knowledge, learning, creativity and innovation, thedevelopment of greater sensitivity, in addition to instigating greater social inclusion. Thus, art contributes so much to the student's personal, academic and professional life.
Palavras-chave: Arte
Processos educativos
Processos psicológicos
Educação
Educação superior - Ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: SANTOS, Sarah Caroline Albuquerque Ferraz. As possibilidades e implicações na utilização da arte como facilitadora nos processos educativos. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/473
Data do documento: 16-Jun-2021
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