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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A contribuição da psicologia no atendimento aos adolescentes em conflito com a lei nas medidas socioeducativas
Título(s) alternativo(s): The contribution of psychology to assisting adolescents in conflict with the law in socio-educational measures
metadata.dc.creator: MENDES, Thalía Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Ana Letícia Barbosa
metadata.dc.contributor.referee1: CARDOSO FILHO, Carlos Antônio
metadata.dc.contributor.referee2: VALE, Silvia Regina Moreira
metadata.dc.description.resumo: O envolvimento de adolescentes na criminalidade é uma realidade bem frequente, onde é possível notar que a institucionalização na adolescência faz parte da realidade de muitos brasileiros, com isso, pretende-se abordar como as medidas socioeducativas podem reduzir o retorno de adolescentes para a criminalidade. Assim, buscou-se verificar o funcionamento das medidas socioeducativas em meio aberto e meio fechado; apresentar os fatores associados à conduta infracional; e descrever a atuação dos psicólogos perante esse contexto. Este estudo trata de uma revisão narrativa de literatura, desenvolvida a partir de artigos, leis, periódicos eletrônicos, entre outras obras relacionadas à temática, capazes de responder à problemática desta pesquisa. Conclui-se que as medidas socioeducativas podem reduzir o retorno de adolescentes para a criminalidade se estas privilegiarem o caráter pedagógico em detrimento do punitivo, pondo em prática os preceitos firmados pela legislação brasileira em relação aos direitos para a população infantojuvenil, além de ser fundamental a presença do profissional da Psicologia, para que os indivíduos possam obter vivências que sejam significativas para sua vida, possibilitando
Resumo: The teenagers’ involvement in crime is a very often reality, where it is possible to note that teenager’s institutionalization is a part of the reality of many Brazilians. Thus, we intend to address how the socio-educational measures can reduce the return of teenagers to crime. Thus, we sought to verify the functioning of the socio-educational measures in open and closed environments; to present the associated factors with infractional conduct; and describe the role of psychologists in this contexto. This study is a narrative review of literature, developed from articles, laws, electronic journals, among other works related to the theme, capable of responding to the problematic of this research. It is concluded that the socio-educational measures can reduce the return of teenagers to criminality if they privilege the pedagogical character instead of the punitive one, putting into practice the precepts firmed by the Brazilian legislation in relation to the rights for the infant-youth population, besides being fundamental the presence of the Psychology professional, so that the individuals can obtain experiences that are significant for their lives, making possible the reduction of the risk factors that contribute to the commitment of infractional acts.
Palavras-chave: Psicologia – Atuação profissional
Adolescentes
Medidas socioeducativas
Criminalidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: MENDES, Thalía Gomes. A contribuição da psicologia no atendimento aos adolescentes em conflito com a lei nas medidas socioeducativas. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/627
Data do documento: 26-Nov-2021
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