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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os jovens negros e o acesso a instituições de educação superior: vivências e impactos na subjetividade
Título(s) alternativo(s): Black youth and access to higher education institutions: experiences and impacts on subjectivity
metadata.dc.creator: COSTA, Ana Carolina Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Ana Letícia Barbosa
metadata.dc.contributor.referee1: LUZ, Lilia Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee2: CARDOSO, Valéria Maria Lima
metadata.dc.description.resumo: A educação pode ser uma ferramenta muito importante para assegurar a formação individual e profissional do indivíduo, uma vez que através dela as pessoas poderão ter acesso a melhores possibilidades de vida, trabalho e consequentemente chegar a patamares não alcançados anteriormente por falta de oportunidade. O ensino superior se tornou um objetivo almejado por boa parte dos jovens brasileiros, em especial os jovens negros que estão em busca de ascensão social e melhores condições de emprego, levando assim a buscarem por igualdade de acesso nas instituições de ensino superior e o seu direito de permanência nesses ambientes que muitas das vezes não os representam. Por esse motivo, o objetivo geral do estudo é compreender como o acesso a instituições de ensino superior contribui para a construção da subjetividade da população negra levando em consideração temáticas de raça que atravessam esses ambientes. A metodologia adotada para elaboração desse estudo é de caráter exploratório e descritivo, sendo feita uma pesquisa de campo através de uma entrevista semi-dirigida com a análise dos dados realizada a partir de uma abordagem qualitativa, bem como pesquisa bibliográfica, através de consulta à livros, artigos científicos, teses e dissertações relacionadas ao assunto abordado. A pesquisa destina-se para todos aqueles que tenham interesse sobre o tema proposto. Assim, entender como se dar o processo de educação da jovens negros nas instituições de ensino superior é desenvolver uma visão crítica acerca das vivencias que esses jovens estabelecem durante todo período da graduação, tendo em conta a importância da conquista desse espaço pela população negra, os desafios que podem ser encontradas nesse processo e o que pode ser realizado pela própria instituição de ensino para que se haja sentimento de pertencimento nesse ambiente, representatividade e protagonismo desses jovens negros.
Resumo: Education can be a essential tool to secure the individual and professional training of someone, since through it, people will be able to have access to better possibilities of life, work and, consequently, reach levels not previously reached due to lack of opportunity. Higher education became one of the most desired goal by most of the brazilian youth, especially the youth of color, who are looking for social ascension and better employment conditions, thus leading them to seek equal access to higher education institutions and their right to remain in these environments that often do not represent them. For this reason, the general objective of the study is to understand how access to higher education institutions contributes to the construction of the black population's subjectivity, considering race themes that permeate these environments. The methodology adopted for the preparation of this study is exploratory and descriptive, with a field research being carried out through a semi-directed interview with data analysis carried out from a qualitative approach, as well as bibliographical research, through book consultation. , scientific articles, theses and dissertations related to the subject discussed. The survey is intended for all those who are interested in the proposed topic. Thus, understanding how the process of educating young black people in higher education institutions to take place is to develop a critical view of the experiences these young people establish throughout their graduation period, taking into account the importance of the conquest of this space by black young people, the challenges that can be found in this process and what can be done by the educational institution itself so that there is a sense of belonging, representativeness and protagonism of these young people.
Palavras-chave: Negros
Ensino superior
Subjetividade
Questões raciais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: COSTA, Ana Carolina Silva. Os jovens negros e o acesso a instituições de educação superior: vivências e impactos na subjetividade. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/629
Data do documento: 26-Nov-2021
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