Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/642
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sedação consciente: suas possibilidades em odontopediatria
Título(s) alternativo(s): Conscious sedation: its possibilities in pediatric dentistry
metadata.dc.creator: MENDES, Anny Carolinne dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: CARMO, Cadidja Dayane Sousa do
metadata.dc.contributor.referee1: LINHARES, Thátyla Silva
metadata.dc.contributor.referee2: FERREIRA, Mayara Lívia Baldez Castro
metadata.dc.description.resumo: O medo e a ansiedade estão estreitamente relacionados com o tratamento odontológico e, infelizmente, na população infantil este fator assume uma magnitude aumentada traduzindo-se muitas vezes de forma negativa no comportamento da criança, comprometendo ou mesmo inviabilizando a execução dos procedimentos. O tratamento odontológico de pacientes pediátricos com problemas comportamentais pode ser um verdadeiro desafio para o cirurgião- dentista e as tradicionais técnicas de controle comportamental não farmacológicas nem sempre são suficientes para conseguir a cooperação da criança pelo que, em muitos casos, é necessária a associação dos mesmos a técnicas farmacológicas. Dessa forma, o presente estudo tem o objetivo de descrever as alternativas de sedação consciente empregadas de forma segura no manejo do medo e ansiedade em Odontopediatria. Trata-se de uma revisão de literatura descritiva, realizada a partir de produções científicas selecionadas nas principais bases de dados da área da saúde como National Library of Medicine National Institutes oh Health (Pubmed), Scientific Electronic Library Online (Scielo), BVS (Biblioteca Virtual da Saúde), Lilacs (Literatura latino-americana em ciências da saúde) e Google Acadêmico. Os descritores ultilizados foram: “sedação consciente”, “odontopediatria”, “sedação oral”, “sedação inalatória”, “sedação intranasal” e suas combinações como PubMed. A sedação consciente é utilizada em odontopediatria como uma técnica de controle comportamental farmacológica, que visa induzir na criança, um estado mínimo de depressão da consciência, tornando-a passível de cooperar e viabilizando que os tratamentos necessários sejam efetuados com segurança. As vias de administração dos agentes sedativos comumente utilizadas podem ser divididas em dois grupos, como via entérica: (via oral, sublingual, retal); e via parentérica (intranasal, inalatória, intramuscular e intravenosa). Os fármacos e as técnicas utilizadas para fornecer uma sedação consciente devem ter uma margem de segurança suficientemente grande para tornar a perda de consciência improvável. Assim, o nível de sedação deve ser tal que o paciente permaneça consciente, mantenha os reflexos protetores, e seja capaz de compreender e responder a comandos verbais. A sedação consciente mostra-se como um método viável, e quando bem indicada é considerada segura. Seu papel na Odontologia vem sendo consolidado com o tempo, em decorrência dos inúmeros benefícios encontrados.
Resumo: Fear and anxiety are closely related to dental treatment and, unfortunately, in the child population this factor assumes an increased magnitude, often translating negatively in the child's behavior, compromising or even making the procedures unfeasible. The dental treatment of pediatric patients with behavioral problems can be a real challenge for the dental surgeon, and the traditional non-pharmacological behavioral control techniques are not always sufficient to achieve the cooperation of the child, and in many cases, it is necessary to combine them with pharmacological techniques. Thus, the present study aims to describe the conscious sedation alternatives safely employed in the management of fear and anxiety in pediatric dentistry. This is a descriptive literature review, based on scientific productions selected from the main health databases, such as the National Library of Medicine National Institutes oh Health (Pubmed), Scientific Electronic Library Online (Scielo), VHL (Virtual Health Library), Lilacs (Latin American Health Sciences Literature), and Google Scholar. The descriptors used were: "conscious sedation", "odontopediatrics", "oral sedation", "inhalational sedation", "intranasal sedation", and their combinations as PubMed. Conscious sedation is used in pediatric dentistry as a pharmacological behavioral control technique, which aims to induce in children a minimal state of depressed consciousness, making them able to cooperate and enabling the necessary treatments to be carried out safely. The routes of administration of commonly used sedative agents can be divided into two groups, as enteric route: (oral, sublingual, rectal); and parenteral route (intranasal, inhalation, intramuscular and intravenous). The drugs and techniques used to provide conscious sedation must have a safety margin large enough to make loss of consciousness unlikely. Thus, the level of sedation must be such that the patient remains conscious, maintains protective reflexes, and is able to understand and respond to verbal commands. Conscious sedation is a viable method, and when well indicated, it is considered safe. Its role in dentistry has been consolidated over time, due to its numerous benefits.
Palavras-chave: Odontopediatria
Sedação consciente
Criança
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: MENDES, Anny Carolinne dos Santos. Sedação consciente: suas possibilidades em odontopediatria. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/642
Data do documento: 6-Dec-2021
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANNY CAROLINNE BRAGA DOS SANTOS.pdf576,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.