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dc.creatorSANTOS, Ana Rute Miranda-
dc.date.accessioned2022-08-04T19:33:00Z-
dc.date.available2022-08-04-
dc.date.available2022-08-04T19:33:00Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Rute Miranda. Telemarketing ativo: estudo dos custos das chamadas excessivas. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2022.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/731-
dc.description.abstractThe general objective of this study was to identify the costs generated by excessive telemarketing calls, from the perspective of consumers, who are contacted daily by these companies. The analysis was mainly carried out from the perspective of hidden costs, those not measurable by normal management instruments, but which entail losses for the company. The methodology applied was exploratory, with a qualitative approach. Through the results obtained, it was possible to identify a series of costs, including visible and hidden ones. In addition, this study draws the attention of companies that adhere to this type of approach to rethink their sales, collection and after-sales strategies. Since hidden costs are difficult to measure, it is proven that they can cause much greater losses than those visible through accounting. This study also leads to the reflection that such practices can jeopardize the very existence of telemarketing follow-up, after all, what maintains the survival of a business are the consumers themselves, and satisfied consumers.en
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectTelemarketingen
dc.subjectCustosen
dc.subjectConsumidoresen
dc.titleTelemarketing ativo: estudo dos custos das chamadas excessivasen
dc.title.alternativeActive telemarketing: study of the costs of excessive callsen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1CARVALHO, João Conrado de Amorim-
dc.contributor.referee1MELO, Marcelo Virginio de-
dc.contributor.referee2MARQUES, Michel Silva-
dc.description.resumoO objetivo geral deste estudo foi identificar os custos gerados pelas excessivas ligações de telemarketing, através da ótica dos consumidores, que diariamente são contactados por essas empresas. A análise foi feita, em principal, na perspectiva dos custos ocultos, os não mensuráveis pelos instrumentos normais de gestão, mas que acarretam perdas para a empresa. A metodologia aplicada foi exploratória, com abordagem qualitativa. Através dos resultados obtidos, foi possível identificar uma série de custos, incluindo visíveis e ocultos. Além disso, este estudo chama atenção das empresas que aderem a esse tipo de abordagem para repensarem suas estratégias de venda, cobrança e pós-vendas. Visto que os custos ocultos por serem de difíceis mensuração, fica comprovado que podem acarretar prejuízos muito maiores do que os visíveis pela contabilidade. Este estudo também leva a reflexão, que tais práticas podem colocar em risco a própria existência do seguimento de telemarketing, afinal, o que mantém a sobrevivência de um negócio são os próprios consumidores, e consumidores satisfeitos.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASen
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