Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRAMOS NETO, Antonio Luiz Ewerton-
dc.date.accessioned2022-08-04T21:12:57Z-
dc.date.available2022-08-04-
dc.date.available2022-08-04T21:12:57Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.citationRAMOS NETO, Antonio Luiz Ewerton. O comércio internacional para as pequenas empresas: estudo de caso em empresa do setor alimentício maranhense. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2022.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/735-
dc.description.abstractThe present work aimed to shed light on the challenges of the internationalization of small businesses, and for that, a case study was carried out with a food company from Maranhão that seeks to enter this new market. To achieve this objective, a qualitative, exploratory, descriptive case study was developed. First, we sought to analyze the advantages and stimuli that this new market could add to its products and how this would impact them. The existing disadvantages in the company's operational process were also mapped and how this would be a barrier to exports. To understand this context, this research had qualitative data collection stages; through primary and secondary data; application of a questionnaire, documental research, bibliographic research and observation. After data collection, a content analysis was performed based on the theoretical framework that was used in the research. Finally, the present research proposed procedures for prospecting the foreign market for the company Afetivos da Alice based on data collection and analysis techniques and the theoretical framework that was addressed in this work.en
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectComércio exterioren
dc.subjectPequenas empresasen
dc.subjectEmpresa alimentíciaen
dc.titleO comércio internacional para as pequenas empresas: estudo de caso em empresa do setor alimentício maranhenseen
dc.title.alternativeInternational trade for small companies: a case study in a company in the food sector in Maranhãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1CARVALHO, João Conrado de Amorim-
dc.contributor.referee1MELO, Marcelo Virgínio de-
dc.contributor.referee2MARQUES, Michel Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo jogar luzes sobre os desafios da internacionalização de pequenos negócios, e para isso, foi realizado um estudo de caso com uma empresa alimentícia maranhense que busca adentrar nesse novo mercado. Para atingir este objetivo foi desenvolvido um estudo de caso qualitativo, de caráter descritivo exploratório. Primeiramente buscou-se analisar as vantagens e estímulos que esse novo mercado poderia agregar aos seus produtos e como isso impactaria nos mesmos. Mapeou-se também as desvantagens existentes no processo operacional da empresa e como isso seria uma barreira à exportação. Para compreender esse contexto esta pesquisa contou com etapas de coleta de dados qualitativa; através de dados primários e secundários; aplicação de questionário, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e observação. Após a coleta dos dados foi feita uma análise de conteúdo tendo como base o referencial teórico que foi utilizado na pesquisa. Para finalizar, a presente pesquisa propôs procedimentos para prospecção, de mercado externo para a empresa Afetivos da Alice como base nas técnicas de coleta e análise dos dados e o referencial teórico que foi abordado neste trabalho.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASen
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO LUIZ EWERTON RAMOS NETO.pdf385,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.