Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/743
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atendimento ao cliente: o trabalho da administração no controle de qualidade das vendas nos supermercados brasileiros
Título(s) alternativo(s): Customer Service: the work of management in quality control of sales in Brazilian supermarkets
metadata.dc.creator: SANTOS, Cleudiane Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: CARVALHO, Fábio Santos
metadata.dc.contributor.referee1: PEREIRA, Daniel de Matos
metadata.dc.contributor.referee2: SANTOS, Donny Wallesson dos
metadata.dc.description.resumo: O objetivo principal deste estudo é de apresentar o papel da administração em relação a qualidade do atendimento ao cliente no setor comercial de supermercados. Apresentar os benefícios associados a esse controle de qualidade. Identificar quais os procedimentos e as técnicas necessárias da gestão para que o empreendimento cresça exponencialmente, oferecendo suporte necessário ao cliente. É notório que um atendimento agradável, juntamente com um preço adequado e mercadorias de qualidades, são atributos que tendem a ser motivos suficientes para a valorização dos clientes nos negócios em geral. Tornando-se, fatores essenciais para o crescimento financeiro da empresa. Por essa razão, há necessidade do departamento comercial avaliar estratégias que continuem alavancando as vendas e a comercialização local, avaliando a opinião de clientes, fornecedores e colaboradores, para um maior alcance do índice de resultados positivos e satisfatórios relacionados a qualidade lucrativa. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como do tipo exploratória e foi utilizada com uma abordagem qualitativa. Para o presente artigo foi realizado um levantamento através de revisão na literatura em sites, artigos e periódicos científicos na língua portuguesa com menos de 5 anos. Comprovando, desse modo, a validade da pesquisa.
Resumo: The main objective of this study is to present the role of management in relation to the quality of customer service in the commercial sector of supermarkets. Present the benefits associated with this quality control. Identify the necessary management procedures and techniques for the enterprise to grow exponentially, offering the necessary support to the customer. It is clear that pleasant service, along with an adequate price and quality merchandise, are attributes that tend to be sufficient reasons for valuing customers in business in general. Becoming, essential factors for the financial growth of the company. For this reason, there is a need for the commercial department to evaluate strategies that continue to leverage sales and local commercialization, evaluating the opinion of customers, suppliers and employees, for a greater reach of the index of positive and satisfactory results related to profitable quality. The research methodology is characterized as exploratoy and was used with a qualitative approach. For the present article, a survey was carried out through literature review on websites, articles and scientific journals in Portuguese with less than 5 years. Thus, proving the validity of the research.
Palavras-chave: Administração
Qualidade
Atendimento ao cliente
Controle de qualidade
Vendas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: SANTOS, Cleudiane Oliveira. Atendimento ao cliente: o trabalho da administração no controle de qualidade das vendas nos supermercados brasileiros. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/743
Data do documento: 23-Jun-2022
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEUDIANE OLIVEIRA SANTOS.pdf301,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.