Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/745
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Edgar Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-05T17:52:03Z | - |
dc.date.available | 2022-08-05 | - |
dc.date.available | 2022-08-05T17:52:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Edigar Gonçalves da. Uso da realidade virtual na educação: utilização em proporções geográficas. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2022. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/745 | - |
dc.description.abstract | Virtual reality (VR) is a term that has been used more and more, its creation was in the 1970s, but only after Jaron Lanier, that there was a great increase in this area. Even people think that VR is more for the purpose of gamification, there are many areas that can take advantage of this technology. Within education, it has been growing for a long time, schools already use this technology to encourage learning. The field of geography also began to use virtual reality technology, but with a focus on cartographic reading. We have a field within geography, which is of paramount importance, and which can be of assistance to this technology, which is more the geographical proportions with the geographies. Focusing on geographic dimensions, the research was strong in a general objective and three specificities, namely: General Objective: Evaluate current learning and the use of technology to enhance it. Specific Objective 1: Increase the usability of technology in education. Specific Objective2: Explore the world of geographic dimensions. Specific Objective 3: To exemplify what the education of proportions with virtual reality would be like. For teaching to achieve these goals, it was a form of traditional education, through texts and documentation, and carried out a model of education as a virtual reality. For this, it was necessary to use a VR glasses for use with the SketchUp program of the scenario. Technology can be highlighted that can be important with the use of the proportion of geographic monuments, taking a virtual student, and having an experience that he understands in a virtual or real way of monuments and objects. | en |
dc.language | por | en |
dc.publisher | Centro Universitário - UNDB | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject | Realidade virtual | en |
dc.subject | Proporções geográficas | en |
dc.subject | Educação | en |
dc.subject | Tecnologia | en |
dc.title | Uso da realidade virtual na educação: utilização em proporções geográficas | en |
dc.title.alternative | Use of virtual reality in education: use in geographic proportions | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | en |
dc.contributor.advisor1 | MOURA JUNIOR, Francisco de Assis Silva | - |
dc.contributor.referee1 | ALMEIDA, Allisson Jorge Silva | - |
dc.contributor.referee2 | MORAES, Maurício José | - |
dc.description.resumo | Realidade Virtual (RV) é um termo que vem sendo utilizado a cada vez mais, sua criação foi na década de 1970, porém só após Jaron Lanier, que tivemos um aumento grandioso nessa área. Mesmo muitas pessoas pensam que a RV é mais com o propósito de gamificação, existem muitas áreas que podem usufruir dessa tecnologia. Dentro da educação a RV vem crescendo muito, algumas escolas já utilizam essa tecnologia para incentivar o aprendizado. O campo da geografia, também passou a utilizar a tecnologia de realidade virtual, porém com o foco em leitura cartográfica. Dentro da geografia, temos mais um campo que é de suma importância, e que pode ser auxiliada com essa tecnologia, que é as proporções geográficas. Com o foco em proporções geográficas, a pesquisa foi dividida em um objetivo geral e três específicos, sendo eles: Objetivo Geral: Avaliar o aprendizado atual e o uso da tecnologia para incrementa-lo. Objetivo Específico 1: Aumentar a usabilidade da tecnologia na educação. Objetivo Específico 2: Explorar o mundo das proporções geográficas. Objetivo Específico 3: Exemplificar como seria a educação de proporções com realidade virtual. Para atingir esses objetivos, foi analisada a forma de ensino tradicional, por meio de textos e documentação, e realizado um protótipo de como seria a educação utilizando a realidade virtual. Para isso foi necessário a utilização de um óculos de RV, juntamente com o programa SketchUp para a criação do cenário. Contudo, pode-se concluir que com o uso da tecnologia, podemos engrandecer o aprendizado de proporçẽos geográficas, levando o aluno a uma realidade virtual, e tendo uma experiência para que ele entenda de forma virtual o real tamanho de monumentos e objetos históricos. | en |
dc.publisher.country | Brasil | en |
dc.publisher.department | UNDB | en |
dc.publisher.initials | UNDB | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | en |
Aparece nas coleções: | Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDIGAR GONÇALVES DA SILVA.pdf | 600,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.