Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/770
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contrastes entre a atual situação da segurança da informação nacional e as medidas governamentais tomadas: uma análise dos mais recentes ataques cibernéticos no Brasil
Título(s) alternativo(s): Contrasts between the current situation of national information security and the governmental measures taken: an analysis of the most recent cyber attacks in Brazil
metadata.dc.creator: MAGNO, Paulo Giovanny Sipaúba
metadata.dc.contributor.advisor1: MOURA JUNIOR, Francisco de Assis Silva
metadata.dc.contributor.referee1: ALMEIDA, Alysson Marquezelli Simeao
metadata.dc.contributor.referee2: SILVA, Giovanni Lucca França da
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo discute o tema da segurança da informação e descreve a maneira como é tratado no Brasil. O cenário atual é o do aumento da relevância da informação, a interconectividade trazida pela internet, pela proliferação de dispositivos eletrônicos e pelo número crescente de novas redes sociais e os riscos à segurança da informação que surgem em meio a isso. Assim, objetiva-se analisar qual a postura do governo sob os aspectos orçamentário e normativo em cotejo ao que se experiencia na prática. Para tanto, faz-se uma análise sobre o termo informação, entendendo sua importância atualmente. Em seguida, examina-se o tema da segurança da informação e o aumento de sua relevância para as organizações. Por fim, relacionam-se os ataques cibernéticos desde 2019 até 2022, a plataformas da Administração Pública Federal, aos dados concernentes ao orçamento público na área da tecnologia da informação e opiniões de especialistas e profissionais da área. Conclui-se que a despeito do aumento no número de incidentes de segurança, os investimentos públicos diminuíram, o que demonstra um contraste em relação à gravidade da questão, a propostas do próprio governo e às ações efetivamente tomadas. Para tanto, utiliza-se o método hipotético-dedutivo para chegar a conclusões obtidas a partir dos dados, sendo estes provenientes de pesquisa bibliográfica e documental.
Resumo: The following paper discusses the topic of security of information and describes the way in which it is addressed in Brazil. The main objective is to analyze the government’s position when it comes to public budget and legislation, which is then compared with the incidents of security and the opinions of professionals and specialists of the field. To do so, an analysis of the term information and what it entails is performed. Then, an examination of security of information and its current rise in prominence is made. Finally, a collection of the all the nation-wide security incidents from 2019 to 2022, perpetrated against federal agencies, is assembled and contrasted against the investments made. The conclusion is that, although the number of incidents tend to increase, the investments show a decrease, which demonstrate a discrepancy between governmental planning and theory, and experience.
Palavras-chave: Segurança da informação
Ataques cibernéticos
Orçamento público.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: MAGNO, Paulo Giovanny Sipaúba. Contrastes entre a atual situação da segurança da informação nacional e as medidas governamentais tomadas: uma análise dos mais recentes ataques cibernéticos no Brasil. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/770
Data do documento: 27-Jun-2022
Aparece nas coleções:Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO GIOVANNY SIPAUBA MAGNO.pdf946,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.