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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A escolarização como aliada nos serviços de medidas socioeducativas de liberdade assistida
Título(s) alternativo(s): Schooling as an ally in the services of socio-educational measures of assisted freedom
metadata.dc.creator: ARAUJO, Gleysiele Mayara Abreu de
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Ana Letícia Barbosa Lima
metadata.dc.contributor.referee1: CARDOSO, Valéria Maria Lima
metadata.dc.contributor.referee2: LUZ, Lilia Ferreira da
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como tema “a escolarização como aliada nos serviços de medidas socioeducativas de liberdade assistida”, que foi pensado a partir da experiência no estágio Específico I, o qual me possibilitou ter uma visão mais abrangente sobre a prática do Psicólogo e seus processos de trabalho no contexto jurídico e a importância da instituição escolar como apoio primordial. O tema visa discutir o papel da escolarização para o adolescente em conflito com a lei nos serviços de medida socioeducativa de liberdade assistida, além dos desafios encontrados na aplicabilidade e execução da medida, e, portanto, a integração deste indivíduo na sociedade. O trabalho tem como objetivo apresentar as nuances do profissional de psicologia, no que diz respeito à aplicação do saber psicológico relacionados às questões jurídicas, considerando o sujeito como pessoa de direitos e garantindo a responsabilização do adolescente de forma restaurativa; desenvolvendo um trabalho multidisciplinar que utiliza de ações e estratégias que viabilizem a operacionalização das políticas públicas neste cenário. Com foco no adolescente, família, profissionais, escola e sociedade, a fim de fomentar discussões e implantação de ações e programas voltados para adolescentes que cometeram atos infracionais, o psicólogo desenvolve um papel fundamental, pois atua ativamente na facilitação da garantia de direitos e oferece uma escuta treinada para lidar com os conflitos do sujeito em sua totalidade, considerando o seu processo de desenvolvimento.
Resumo: This research has as its theme "schooling as an ally in the services of socio- educational measures of assisted freedom", which was thought from the experience in the Specific stage I, which allowed me to have a more comprehensive view of the practice of the Psychologist and their processes of work in the legal context and the importance of the school institution as a primary support. The theme aims to discuss the role of schooling for adolescents in conflict with the law in the services of socio- educational measure of assisted freedom, in addition to the challenges encountered in the applicability and execution of the measure, and, therefore, the integration of this individual in society. The work aims to present the nuances of the psychology professional, with regard to the application of psychological knowledge related to legal issues, considering the subject as a person with rights and ensuring the responsibility of the adolescent in a restorative way; developing a multidisciplinary work that uses actions and strategies that enable the operationalization of public policies in this scenario. With a focus on adolescents, family, professionals, school and society, in order to promote discussions and implementation of actions and programs aimed at adolescents who have committed infractions, the psychologist plays a fundamental role, as he actively acts in facilitating the guarantee of rights and offers a trained listening to deal with the subject's conflicts in their entirety, considering their development process.
Palavras-chave: Adolescente
Medida socioeducativa
Psicólogo jurídico
Sociedade
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: ARAÚJO, Gleysiele Mayara Abreu de. A escolarização como aliada nos serviços de medidas socioeducativas de liberdade assistida. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/788
Data do documento: 24-Jun-2022
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