Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/886
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As mídias sociais e a construção da autoestima em adolescentes: uma revisão bibliográfica
Título(s) alternativo(s): Social media and the construction of self-esteem in adolescents: a literature review
metadata.dc.creator: MONTENEGRO, Aglaia Leslie Martins dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Regienne Maria Paiva Abreu
metadata.dc.contributor.referee1: PRIVADO, Thaisa Drielle Louzeiro
metadata.dc.contributor.referee2: FRAZÃO, Ana Beatriz Adler Freitas de Vilhena
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa procurou investigar acerca das contingências presentes nas interações sociais nas mídias sociais digitais, dando destaque ao Instagram, e como estas afetam profícua e/ou prejudicialmente a autoestima de adolescentes. Tendo por objetivo discutir como as mídias afetam a construção da autoestima em adolescentes, caracterizando mídias sociais, com ênfase o Instagram, conceituando autoestima em adolescentes, segundo a Análise do Comportamento. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica, na qual pesquisou-se literatura relevante ao tema. Nesta, foi explanado acerca do que caracteriza as mídias sociais, esclarecendo sobre o Instagram de modo especial. Após, tratou-se sobre o que a Análise do Comportamento entende por adolescência e por comportamento adolescente. Então, caracterizou-se autoestima, a fim de esclarecer como esta, em adolescentes e enquanto comportamento, é afetada pelas mídias sociais. Conclui-se que o tema aqui proposto tem sido tratado cada vez mais na atualidade, porém ainda há espaço para ser mais explorado e abordado.
Resumo: The present research sought to investigate the contingencies present in social interactions in digital social media, highlighting Instagram, and how those affect fruitfully and/or harmfully the self-esteem of adolescents. Aiming to discuss how the media affect the construction of self-esteem in adolescents, characterizing social media, with emphasis on Instagram, conceptualizing self-esteem in adolescents, according to Behavior Analysis. For that, a bibliographical review was carried out, in which the literature relevant to the topic was researched. Within this research, it was explained about what characterizes social media, clarifying about Instagram in a special way. Afterwards, it dealt with what Behavior Analysis understands by adolescence and by adolescent behavior. Then, self-esteem was characterized in order to clarify how this, in adolescents and as a behavior, is affected by social media. It is concluded that the theme proposed here has been treated more and more nowadays, but there is still room to be further explored and addressed.
Palavras-chave: Mídias sociais
Instagram
Autoestima
Adolescentes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: MONTENEGRO, Aglaia Leslie Martins dos Santos. As mídias sociais e a construção da autoestima em adolescentes: uma revisão bibliográfica. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/886
Data do documento: 30-Nov-2022
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGLAIA LESLIE MARTINS DOS SANTOS MONTENEGRO.pdf315,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.