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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARDOSO, Anderson Leonardo Sousa-
dc.date.accessioned2023-08-23T21:03:09Z-
dc.date.available2023-08-23-
dc.date.available2023-08-23T21:03:09Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.citationCARDOSO, Anderson Leonardo Sousa. Avaliação da satisfação materna em uma unidade de terapia intensiva neonatal. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2022.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/952-
dc.description.abstractThe satisfaction survey is essential to provide knowledge about the users’ perception regarding health services, in the Neonatal Intensive Care Unit (NICU) the parents’ satisfaction is an essential parameter to assess the quality of services. In this sense, we sought to assess maternal satisfaction regarding the care provided by the multiprofessional team at a NICU. This is a quantitative survey with 50 mothers who have or had children in the NICU of the Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA). With application of the questionnaire Empowerment of Parents in the Intensive Care-Neonatology (EMPATHIC-N), which assesses the satisfaction of parents of newborns hospitalized in NICU through six domains: information; care and treatment; organization; participation of the mother; professional attitude and overall experience, and two questions about overall satisfaction, approved by the CEP with opinion n° 5.621.898. The analysis occurred through Excel 2016, performing the average of the domains and overall satisfaction. The highest were in overall experience (5.64), organization (5.52) and care and treatment (5.44), the lowest in information (5.23), professional attitude (5.26) and participation of the mother (5.29), in overall satisfaction the medical team had (9.08) and nursing (8.76). It is concluded that mothers showed high levels of satisfaction regarding the care provided by the multiprofessional team.en
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectSatisfação do pacienteen
dc.subjectEquipe de assistência ao pacienteen
dc.subjectUnidade de Terapia Intensiva Neonatalen
dc.subjectPatient satisfactionen
dc.subjectPatient care teamen
dc.subjectNeonatal Intensive Care Uniten
dc.titleAvaliação da satisfação materna em uma unidade de terapia intensiva neonatalen
dc.title.alternativeEvaluation of maternal satisfaction in a neonatal intensive care uniten
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1TANAKA, Jaiana Rocha Vaz-
dc.contributor.referee1CARDOSO, Ana Karinne Morais-
dc.contributor.referee2SILVA, Gustavo de Jesus Pires da-
dc.description.resumoA pesquisa de satisfação é fundamental para proporcionar conhecimento sobre a percepção dos usuários em relação aos serviços de saúde, na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) a satisfação dos pais é um parâmetro essencial para avaliar a qualidade dos serviços, podendo proporcionar melhoria na assistência. Nesse sentido, buscou-se avaliar a satisfação materna quanto aos cuidados da equipe multiprofissional em uma UTIN. Trata-se de uma pesquisa quantitativa com 50 mães que possuem ou já tiveram filhos na UTIN da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA). Com aplicação do questionário Empowerment of Parents in the Intensive Care-Neonatology (EMPATHIC-N), que avalia a satisfação dos pais de recém-nascidos internados em UTIN através de seis domínios: informação; cuidados e tratamento; organização; participação da mãe; atitude profissional e experiência global, além de duas perguntas sobre satisfação geral, aprovada pelo CEP com parecer n° 5.621.898. A análise ocorreu através do Excel 2016, realizando a média dos domínios e da satisfação geral. As mais elevadas foram em experiência global (5,64), organização (5,52) e cuidados e tratamento (5,44), as menores em informação (5,23), atitude profissional (5,26) e participação da mãe (5,29), na satisfação geral a equipe médica teve (9,08) e a enfermagem (8,76). Conclui-se que as mães apresentaram altos níveis de satisfação em relação aos cuidados da equipe multiprofissional.A pesquisa de satisfação é fundamental para proporcionar conhecimento sobre a percepção dos usuários em relação aos serviços de saúde, na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) a satisfação dos pais é um parâmetro essencial para avaliar a qualidade dos serviços, podendo proporcionar melhoria na assistência. Nesse sentido, buscou-se avaliar a satisfação materna quanto aos cuidados da equipe multiprofissional em uma UTIN. Trata-se de uma pesquisa quantitativa com 50 mães que possuem ou já tiveram filhos na UTIN da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA). Com aplicação do questionário Empowerment of Parents in the Intensive Care-Neonatology (EMPATHIC-N), que avalia a satisfação dos pais de recém-nascidos internados em UTIN através de seis domínios: informação; cuidados e tratamento; organização; participação da mãe; atitude profissional e experiência global, além de duas perguntas sobre satisfação geral, aprovada pelo CEP com parecer n° 5.621.898. A análise ocorreu através do Excel 2016, realizando a média dos domínios e da satisfação geral. As mais elevadas foram em experiência global (5,64), organização (5,52) e cuidados e tratamento (5,44), as menores em informação (5,23), atitude profissional (5,26) e participação da mãe (5,29), na satisfação geral a equipe médica teve (9,08) e a enfermagem (8,76). Conclui-se que as mães apresentaram altos níveis de satisfação em relação aos cuidados da equipe multiprofissional.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEen
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