Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1223
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Alícia do Espírito Santo | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T19:17:59Z | - |
dc.date.available | 2024-08-07 | - |
dc.date.available | 2024-08-07T19:17:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alícia do Espírito Santo. Crescendo sensorialmente: estudo preliminar de creche com arquitetura sensorial na educação infantil Montessoriana em São Luís - Maranhão. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2024. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1223 | - |
dc.description.abstract | Sensory architecture is a holistic approach that encompasses all the senses and seeks to create a profound relationship between humans and the built environment. The Montessori Method, on the other hand, is a pedagogical system that advocates self-education and freedom, providing quality education in a manner different from conventional methods. By integrating these two themes, it is possible to discuss and understand how sensory architecture can be applied within the Montessori environment through a preliminary study of a daycare center in São Luís, Maranhão. The methodology of this project is an applied research with a qualitative approach, utilizing bibliographic research and case studies. The research results reveal that it is possible to create educational environments that stimulate curiosity and freedom, encouraging a humanized perspective of education. Therefore, this preliminary study serves as an important tool to raise public awareness about the quality of life for children in daycare centers. | en |
dc.language | por | en |
dc.publisher | Centro Universitário - UNDB | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject | Arquitetura sensorial | en |
dc.subject | Sensory architecture | en |
dc.subject | Metodologia Montessori | en |
dc.subject | Montessori Methodology | en |
dc.subject | Creche - São Luís(MA) | en |
dc.subject | Nursery - São Luís (MA) | en |
dc.title | Crescendo sensorialmente: estudo preliminar de creche com arquitetura sensorial na educação infantil Montessoriana em São Luís - Maranhão | en |
dc.title.alternative | Growing sensorially: preliminary study of a daycare center with sensory architecture in Montessori early childhood education in São Luís - Maranhão | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | en |
dc.contributor.advisor1 | Pinto, Raissa Muniz | - |
dc.contributor.referee1 | FEITOSA, Nairama Pereira Barriga | - |
dc.contributor.referee2 | BRANCO, Adriana Aranha Rio | - |
dc.description.resumo | A arquitetura sensorial é um abordagem holística, que abrange todos os sentidos, e busca criar um relação profunda entre o ser humano e ambiente construído. A Metodologia Montessori por sua vez, é um sistema pedagógico que defende autoeducação e a liberdade, proporcionando ensino de qualidade em uma dinâmica diferente do convencional. Ao integrar as duas temáticas é possível discutir e entender como a arquitetura sensorial pode ser traçada dentro do ambiente Montessoriano, por meio de um estudo preliminar de creche em São Luís, no Maranhão. A metodologia deste projeto é uma pesquisa aplicada com uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Os resultados da pesquisa revelam que é possível criar ambientes educativos capazes de despertar a curiosidade e a liberdade, incentivando uma perspectiva humanizada da educação. Portanto, este estudo preliminar serve como uma ferramenta importante para sensibilizar o público sobre a qualidade de vida das crianças em creches. | en |
dc.publisher.country | Brasil | en |
dc.publisher.department | UNDB | en |
dc.publisher.initials | UNDB | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | en |
Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALÍCIA DO ESPÍRITO SANTO SILVA.pdf | 16,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.