Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1379
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Daniele Sousa-
dc.date.accessioned2025-10-06T18:25:20Z-
dc.date.available2025-10-06T18:25:20Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1379-
dc.description.abstractThis study analyzes the construction of identity and the psychosocial impacts of intelligence in the trajectory of Charlie Gordon, the central character of the novel Flowers for Algernon by Daniel Keyes, through the lens of Psychology. The central issue lies in understanding how psychosocial experiences—such as stigma and social exclusion—influence the construction of his identity, considering the formation of stereotypes related to intelligence. The general objective is to understand the psychosocial factors that impact the character's identity. To achieve this, the following specific objectives are proposed: (a) to identify the psychosocial elements that influence identity construction from a psychological perspective; (b) to explore Charlie Gordon’s trajectory throughout the novel, focusing on his cognitive, emotional, and social changes; and (c) to analyze how social stereotypes affect the character’s self- image and the resulting emotional impacts. This is a qualitative and exploratory study grounded in developmental and social psychology theories, drawing on authors such as Vygotsky, Erikson, and Ciampa, to understand the character’s identity transformations. The analysis is structured around three distinct phases of the narrative: before the operation, intellectual ascent, and the final period. The results reveal that affective bonds, social acceptance, and interpersonal recognition play a fundamental role in the formation of identity. Furthermore, the study highlights the importance of understanding intellectual disability not merely from a clinical perspective, but as a social construct, emphasizing the mechanisms of exclusion that generate psychological suffering and limit an individual's participation in society. From this analysis, it is concluded that identity is not a fixed concept nor exclusively linked to intellectual capacity, but rather a dynamic, relational, and historically situated process, shaped by the interactions between the individual and their social environment.en
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.relationSANTOS, Daniele Sousa. A construção da identidade e os impactos psicossociais da inteligência: uma análise da trajetória de Charlie Gordon sob a perspectiva da Psicologia. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2025.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectIdentidadeen
dc.subjectIdentityen
dc.subjectDeficiência intelectualen
dc.subjectIntellectual disabilityen
dc.subjectPsicologia socialen
dc.subjectSocial psychologyen
dc.subjectEstigmaen
dc.subjectStigmaen
dc.subjectInteligênciaen
dc.subjectIntelligenceen
dc.titleA construção da identidade e os impactos psicossociais da inteligência: uma análise da trajetória de Charlie Gordon sob perspectiva da Psicologiaen
dc.title.alternativeThe construction of identity and the psychosocial impacts of intelligence: an analysis of Charlie Gordon's trajectory from a psychological perspectiveen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1LUZ, Lília Ferreira da-
dc.contributor.referee1SILVA, Lidiane Verônica Collares da-
dc.contributor.referee2CARDOSO, Valéria Maria Lima-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a construção da identidade e os impactos psicossociais da inteligência na trajetória de Charlie Gordon, personagem central do romance Flores para Algernon, de Daniel Keyes, sob a perspectiva da Psicologia. A problemática central consiste em compreender de que forma os aspectos psicossociais vivenciados, como estigmas e exclusões sociais, influenciam a construção de sua identidade, considerando a formação de estereótipos acerca da inteligência. O objetivo geral é compreender os fatores psicossociais que impactam a identidade do personagem Charlie Gordon. Para isso, propõem-se os seguintes objetivos específicos: (a) identificar os elementos psicossociais que influenciam a construção da identidade sob a ótica da psicologia; (b) explorar a trajetória de Charlie Gordon ao longo da obra, com foco em suas mudanças cognitivas, emocionais e sociais; e (c) analisar como os estereótipos sociais afetam a autoimagem do personagem e os impactos emocionais decorrentes. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, fundamenta-se em teorias da psicologia do desenvolvimento e da psicologia social, com ênfase em autores como Vygotsky, Erikson e Ciampa, buscando compreender as mudanças identitárias do personagem. Para isso, estruturam-se três fases distintas da narrativa: antes da operação, ascensão intelectual e o período final. Os resultados revelam que os vínculos afetivos, a aceitação social e o reconhecimento interpessoal desempenham papel essencial na constituição da identidade. Além disso, o estudo destaca a importância de compreender a deficiência intelectual não apenas sob o viés clínico, mas como uma construção social, ressaltando os mecanismos de exclusão que geram sofrimento psíquico e limitam a participação do indivíduo na sociedade. A partir dessa análise, conclui-se que a identidade não é um conceito fixo ou exclusivamente vinculado à capacidade intelectual, mas sim um processo dinâmico, relacional e historicamente situado, dependente das interações entre o sujeito e o meio social em que está inserido.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASen
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DANIELE SOUSA SANTOS.pdf390,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.