Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/203
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MACHADO, Luciane Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-13T13:13:31Z | - |
dc.date.available | 2021-04-13 | - |
dc.date.available | 2021-04-13T13:13:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-07- 23 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Luciane Azevedo. Condicionamento comportamental infantil em odontopediatria, como abordar?. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2020. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/203 | - |
dc.description.abstract | The negative child behavior in dental treatment can be generated by dental fear and anxiety, which, consequently, can interfere with pediatric dental treatment. In this sense, the pediatric dentist must have different non-pharmacological conditioning approaches capable of providing positive results in child care. Therefore, the present literature review aims to describe the main non-pharmacological approaches to conditioning children's behavior in pediatric dentistry. For this, searches for studies published on the same theme and indexed in the databases were carried out: Virtual Health Library (VHL), Scientific Electronic Library Online (Scielo), National Library of Medicine National Institutes oh Health (Pubmed) and Google Scholar, using the following keywords in that search: Fear and Anxiety (Medo e ansiedade); Child Behavior (Comportamento infantil); Pediatric Dentistry (Odontopediatria); Psychology, Child (Psicologia Infantil). Different approaches to child behavior are available to the dental surgeon or pediatric dentist, such as desensitization, distraction, tell-show-do modeling, voice control, positive reinforcement, protective stabilization and other techniques. It is important that the professional has knowledge of the aforementioned techniques in order to promote an adequate, safe and free of negative impacts on future behaviors and on the child's oral health condition, always considering the explanations of the parents and / or responsible and their prior authorization. | en |
dc.language | por | en |
dc.publisher | Centro Universitário - UNDB | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject | Comportamento infantil | en |
dc.subject | Odontopediatria | en |
dc.subject | Psicologia infantil. | en |
dc.title | Condicionamento comportamental infantil em odontopediatria, como abordar? | en |
dc.title.alternative | Child behavioral conditioning in pediatric dentistry, how to approach? | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | en |
dc.contributor.advisor1 | CARMO, Cadidja Dayane Sousa do | - |
dc.contributor.referee1 | CARMO, Cadidja Dayane Sousa do | - |
dc.contributor.referee2 | LINHARES, Thatyla Silva | - |
dc.contributor.referee3 | PINHEIRO, Ana Carolina Mendes | - |
dc.description.resumo | O perfil comportamental infantil pouco colaborativo no tratamento odontológico, pode ser gerado pelo medo e ansiedade dentais, o que, consequentemente, pode interferir no tratamento odontopediátrico. Nesse sentido, o/a odontopediatra deve dispor de diferentes abordagens de condicionamento não farmacológico capazes de proporcionar positivos resultados no atendimento infantil. Diante disso, a presente revisão de literatura tem como objetivo descrever as principais abordagens não farmacológicas de condicionamento do comportamento infantil no atendimento em Odontopediatria. Para isso, foram realizadas buscas de estudos publicados na mesma temática e indexados nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (Scielo), National Library of Medicine National Institutes oh Health (Pubmed) e Google Acadêmico, sendo utilizadas as seguintes palavras-chave na referida busca: Fear and Anxiety (Medo e ansiedade); Child Behavior (Comportamento infantil); Pediatric Dentistry (Odontopediatria); Psychology, Child (Psicologia Infantil). Diferentes abordagens de comportamento infantil estão disponíveis ao cirurgião-dentista ou odontopediatra, tais como as técnicas de dessensibilização, distração, dizer-mostrar-fazer, modelagem, controle de voz, reforço positivo, estabilização protetora e outras. Diante disso, é importante que o profissional tenha conhecimento das referidas técnicas para que assim se promova um atendimento clínico adequado, seguro e livre de impactos negativos em comportamentos futuros e na própria condição de saúde bucal da criança, considerando-se sempre os esclarecimentos dos pais e/ou responsáveis e autorização prévia destes | en |
dc.publisher.country | Brasil | en |
dc.publisher.department | UNDB | en |
dc.publisher.initials | UNDB | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | en |
Aparece nas coleções: | Odontologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCIANE AZEVEDO MACHADO.pdf | 752,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.