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dc.creatorVERAS, Natália Paiva-
dc.date.accessioned2021-04-20T12:05:08Z-
dc.date.available2021-04-20-
dc.date.available2021-04-20T12:05:08Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationVERAS, Natália Paiva. Manejo do paciente com distúrbios sensoriais (deficiente visual e auditivo) no consultório odontológico. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2020.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/298-
dc.description.abstractA deaf-blind person has limitations that interfere with behavioral and social development in the environment. Visually impaired patients have little motor ability to maintain satisfactory oral hygiene. As a result, they can present high rates of cavities and periodontal diseases. Aspects related to the behavioral development and learning of patients with hearing impairment can interfere with dental treatment and guidance on oral health care. The methodology of the work is characterized as a qualitative descriptive literature review on the management of patients with sensory disorders (visual and hearing impaired), there was no language restriction, due to the placement of articles in Portuguese and English. The objective of the study is to seek to understand the difficulties of clinical management due to the communication between a deaf-blind person and the dental professional. The research concluded that the difficulties that exist in the communication between deaf-blind patients and dental surgeons can cause the quality of the care provided to be questioned, in addition, it can influence the diagnosis and treatment.en
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectSurdezen
dc.subjectCegueiraen
dc.subjectComunicaçãoen
dc.subjectManejo Clínicoen
dc.titleManejo do paciente com distúrbios sensoriais (deficiente visual e auditivo) no consultório odontológicoen
dc.title.alternativeManagement of patients with sensory disorders (visual and hearing impaired) in the dental officeen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1BEZERRA, Taciria Machado-
dc.contributor.referee1BEZERRA, Taciria Machado-
dc.contributor.referee2NUNES, Marjorie Adriane da Costa-
dc.contributor.referee3FERRONI, Tatiana Valois de Sá-
dc.description.resumoUma pessoa surdo-cega possui limitações que interferem no desenvolvimento comportamental, social ao meio que vive. Os pacientes com deficiência visual apresentam pouca habilidade motora para manter uma higiene bucal satisfatória. Com isso, podem apresentar altos índices de cáries e doenças periodontais. Os aspectos relacionados ao desenvolvimento comportamental e de aprendizado de pacientes com deficiência auditiva podem interferir no tratamento odontológico e na orientação sobre os cuidados com a saúde bucal. O objetivo do estudo é buscar compreender as dificuldades de manejo clínico devido à comunicação entre uma pessoa surdo-cega e o profissional de odontologia. A metodologia do trabalho é caracterizada como uma revisão de literatura descritiva qualitativa sobre o manejo do paciente com distúrbios sensoriais (deficiente visual e auditivo), não houve restrição de idioma, devido a colocação de artigos na linguagem portuguesa e inglesa.. A pesquisa concluiu que as dificuldades que há na comunicação entre pacientes surdos-cegos e cirurgiõesdentistas podem fazer com que a qualidade do atendimento prestado seja questionada, além disso, pode influenciar no diagnóstico e tratamento.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEen
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