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dc.creatorARAÚJO, Mario Henrique Mendes-
dc.date.accessioned2021-07-22T19:21:30Z-
dc.date.available2021-07-22-
dc.date.available2021-07-22T19:21:30Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.citationARAÚJO, Mario Henrique Mendes. Psique e Imersão: uma análise da possível influência do processo imersivo em videogames a nível de persona e sombra na relação jogador-jogo. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2021.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/472-
dc.description.abstractThis monographic study seeks the dialogue between analytical psychology and games in the context of the discussion about the possibility of influencing the immersion process in games at the person and shadow level, through a narrative review of the literature on the topic discussed. It provides a reflection on the meaning of games as a symbolic experience and the activity of the game in its significant function. Therefore, an analysis is made about immersion, a phenomenon that can be present in the game, as well as the essentials of Jungian theory. Thus, seeking to understand how to play video games, as a symbolic experience, is related to complicating both the collective conscious and the collective unconscious. This work analyzes the player-game relationship and the immersive process in videogames, contextualizing the complex of the Self in this mediation between a person and a shadow, respectively in its aspects, complex and archetype. It is noteworthy that the position of the psyche does not stand out as passive through experiences provided by immersion in game environments.en
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectPsicologia analíticaen
dc.subjectGamesen
dc.subjectImersãoen
dc.subjectPersonaen
dc.subjectSombraen
dc.titlePsique e Imersão: uma análise da possível influência do processo imersivo em videogames a nível de persona e sombra na relação jogador-jogoen
dc.title.alternativePsyche and Immersion: an analysis of the possible influence of the immersive process in video games at the persona and shadow level in the player-game relationshipen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1CARDOSO FILHO, Carlos Antônio-
dc.contributor.referee1ALVARES, Maria Emília Miranda-
dc.contributor.referee2CRUZ, Allan Kássio Beckman Soares da-
dc.description.resumoEste estudo monográfico busca o diálogo entre a psicologia analítica e os games no contexto da discussão acerca da possibilidade de influência do processo de imersão em jogos a nível de persona e sombra, através de revisão narrativa de literatura do tema tratado. Propicia-se a reflexão acerca da acepção dos jogos como experiência simbólica e da atividade do jogo em sua função significante. Para tanto, é feito uma análise acerca da imersão, um fenômeno que pode se fazer presente no gameplay, assim como de conceitos essenciais da teoria junguiana. Destarte, busca-se compreender como jogar videogames, como experiência simbólica, relaciona-se com instâncias tanto do consciente coletivo quanto do inconsciente coletivo. Este trabalho analisa a relação jogador-jogo e o processo imersivo em videogames, contextualizando o complexo do Eu nessa mediação entre a persona e a sombra, respectivamente em seus aspectos, complexo e arquétipo. Ressalta-se que a posição da psique não se caracteriza como passiva mediante as vivências proporcionadas pela imersão nos ambientes dos jogos.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASen
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