Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/618
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Milla Laise Cutrim dos-
dc.date.accessioned2021-12-20T20:57:59Z-
dc.date.available2021-12-20-
dc.date.available2021-12-20T20:57:59Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Milla Laise Cutrim dos. A criança diante da morte: os benefícios do lúdico na segunda infância para a vivência do luto saudável. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2021.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/618-
dc.description.abstractThe carried-out research had, as its main objective, the investigation of the benefits of playfulness in second childhood for the experience of healthy mourning. In order to achieve this purpose, it was, initially, necessary to characterize the childhood of 3-6 years; describe the benefits of ludic strategy in second childhood and its importance in terms of the child's cognitive, emotional and social aspects; then, the understanding of death from the perspective of second childhood was investigated and how the experience of mourning in this phase is qualified; and finally, there was an effort to demonstrate the relationship between playfluness and the child’s grief, emphasizing how the first contributes for the child to experience the loss of a family member or close person. The study is characterized by narrative research of qualitative literature, with an exploratory purpose, which instruments used were physical books, articles and virtual journals that were analyzed and discussed from the hypothetical-deductive method perspective. The results pointed out to the importance of addressing the topic of death with children and to the benefits of playfulness as a tool that provides opportunities for children to understand and elaborate on the events they experience, such as the death of someone. As a conclusion there can be said that when playing, the child is able to get in touch with the reality of loss and find better ways to express the emotions and feelings caused by death. Thus, it will be possible to provide reception and assistance in coping with fatality, understanding that the experience of mourning must be validated and assisted in childhood.en
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectInfânciaen
dc.subjectLúdicoen
dc.subjectLutoen
dc.subjectMorteen
dc.titleA criança diante da morte: os benefícios do lúdico na segunda infância para a vivência do luto saudávelen
dc.title.alternativeThe child facing death: the benefits of play in second childhood for the experience of healthy griefen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1PEIXOTO, Regienne Maria Paiva Abreu Oliveira-
dc.contributor.referee1SANTOS, Alice Parentes da Silva-
dc.contributor.referee2LIMA, Thayara Coimbra Ferreira-
dc.description.resumoA pesquisa desenvolvida teve como principal objetivo explorar quais os benefícios do lúdico na segunda infância para a vivência do luto saudável. A fim de alcançar tal propósito, foi necessário inicialmente, caracterizar a infância dos 3-6 anos; descrever os benefícios do lúdico na segunda infância e qual sua importância no que tange o aspecto cognitivo, emocional e social da criança; logo após, investigou-se a compreensão da morte na perspectiva da segunda infância e como se qualifica a vivência do luto nessa fase; e por último, buscou-se demonstrar a relação entre o lúdico e o luto infantil, enfatizando como o mesmo contribui para a criança experenciar a perda de um familiar ou pessoa próxima. O estudo é caracterizado por uma pesquisa narrativa de literatura, qualitativa, de caráter exploratório, cujo instrumentos utilizados foram livros físicos, artigos e periódicos virtuais, analisados e discutidos através do método hipotético-dedutivo. Os resultados apontaram para a importância de abordar o tema morte com as crianças e para os benefícios do lúdico enquanto uma ferramenta que oportuniza à criança a compreensão e elaboração dos acontecimentos que experimentam, como em particular, a morte de alguém. Conclui-se que ao brincar, a criança é capaz de entrar em contato com a realidade da perda e expressar melhor as emoções e sentimentos suscitados pela morte. Assim, será possível prestar acolhimento e auxílio no enfrentamento da fatalidade, entendendo que a vivência do luto deve ser validada e assistida na infância.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASen
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILLA LAISE CUTRIM DOS SANTOS.pdf355,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.