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Campo DCValorIdioma
dc.creatorROCHA, Fabiano Valderck Marques-
dc.date.accessioned2023-01-24T18:28:06Z-
dc.date.available2023-01-23-
dc.date.available2023-01-24T18:28:06Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationROCHA, Fabiano Valderck Marques. O esporte eletrônico como fenômeno social: sua influência e perpectiva de ascenção social para jovens de baixa renda. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2022.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/884-
dc.description.abstractElectronic eSports are a social phenomenon that has shown constant growth. Thus, its similarities with conventional sport and its characteristics as a sport were analyzed, highlighting it as a perspective for social ascension. The general objective was based on the presentation and understanding of Electronic Sport as an alternative for social ascension for low-income youth, seeking to reveal the importance of sport in the social sphere and in the integration of individuals. Therefore, a collective case study was carried out, looking for similarities and differences between certain eSports athletes, analyzing the relevant aspects for the social ascension of these players and relating them to the growth of electronic sports. The research also indicates the changes in the way of seeing competitive digital games, establishing a base for their users and the evolution of this scenario.en
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectEsporte eletrônicoen
dc.subjectAscensão socialen
dc.subjecteSportsen
dc.subjectJogosen
dc.subjectJogadoresen
dc.titleO esporte eletrônico como fenômeno social: sua influência e perpectiva de ascenção social para jovens de baixa rendaen
dc.title.alternativeElectronic sport as a social phenomenon: its influence and perspective of social ascension for low-income youthen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1CARDOSO FILHO, Carlos Antonio-
dc.contributor.referee1ALVARES, Maria Emilia Miranda-
dc.contributor.referee2CRUZ, Ilara Reis Nogueira da-
dc.description.resumoOs esportes eletrônicos são um fenômeno social que tem apresentado um constante crescimento. Dessa forma, analisou-se suas semelhanças com o esporte convencional e suas características como modalidade esportiva, destacando-o como perspectiva de ascensão social. O objetivo geral se baseou na apresentação e compreensão do Esporte Eletrônico como uma alternativa de ascensão social para os jovens de baixa renda, buscando destacar a importância do esporte no âmbito social e na integração dos indivíduos. Assim, foi realizado um estudo de caso coletivo, buscando semelhanças e diferenças entre determinados atletas de eSports, analisando os aspectos relevantes para ascensão social desses jogadores e, por fim, relacionando-os com o crescimento do esporte eletrônico. A pesquisa destaca, também, as mudanças na forma de ver os jogos digitais competitivos, estabelecendo uma base para seus usuários e a evolução deste cenário.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASen
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