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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFAHD, Isabelle Bernardo-
dc.date.accessioned2023-08-10T20:32:27Z-
dc.date.available2023-08-10-
dc.date.available2023-08-10T20:32:27Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.citationFAHD, Isabelle Bernardo. Morte e luto: uma análise psicológica através do contexto da série WandaVision. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2023.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/947-
dc.description.abstractThe present work aimed to address the theme of death and mourning using the television series WandaVision (2021) as a basis, which addresses mourning through the character Wanda Maximoff (the Scarlet Witch), bringing a psychological look at the issues of mourning and the representations of death shown in the series. For this, it started from the following problem: in what ways are death and mourning represented in WandaVision? As a hypothesis, it was assumed that mourning is a universal phenomenon and that it keeps its specificities, but that it is still considered a taboo for society, since few people talk about death and mourning in the social context. Therefore, the general objective of this work was to discuss the representations of death and mourning in WandaVision. The specific objectives presented were: to present the history of death, to highlight the contributions of psychology in grief and to present the five stages of grief based on the series. The theoretical foundation was based on bibliographical research, using books, articles and theses on the related topic, more precisely on the book by Elisabeth Kübler-Ross. The method used in this work was hypothetical-deductive and started from film analysis to analyze the scenes and correlate them with the theories of mourning. Finally, in the arc of the character Wanda Maximoff, a passage through the five stages of grief and also her experience of complicated grief was perceived, due to the losses she witnessed throughout her journey, triggering a process of grief that was not resignified and worked on, because Wanda was not able to elaborate the losses (physical and symbolic) in a more meaningful way, presenting harmful behaviors both for herself and for the people around her, entering a state of suffering.en
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectMorteen
dc.subjectLutoen
dc.subjectAnálise psicológicaen
dc.subjectImpactos emocionaisen
dc.subjectSérie WandaVisionen
dc.subjectDeathen
dc.subjectMourningen
dc.subjectPsychological analysisen
dc.subjectEmotional impactsen
dc.subjectWandaVision TV seriesen
dc.titleMorte e luto: uma análise psicológica através do contexto da série WandaVisionen
dc.title.alternativeDeath and mourning: a psychological analysis through the context of the WandaVision seriesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1ALVARES, Maria Emília Miranda-
dc.contributor.referee1CARDOSO FILHO, Carlos Antônio-
dc.contributor.referee2SILVA, Lidiane Verônica Collares da-
dc.description.resumoO presente trabalho visou abordar o tema de morte e luto utilizando como base a série de televisão WandaVision (2021), que aborda o luto através da personagem Wanda Maximoff (a Feiticeira Escarlate), trazendo um olhar psicológico sobre as questões do luto e as representações da morte mostradas na série. Para isso, partiu da seguinte problemática: de quais formas a morte e o luto são representados em WandaVision? Como hipótese teve-se que o luto é um fenômeno universal e que guarda as suas especificidades, mas que ainda é considerado como um tabu para a sociedade, pois poucos falam sobre a morte e o luto no contexto social. Logo, o objetivo geral deste trabalho foi discutir as representações de morte e luto em WandaVision. Os objetivos específicos apresentados foram: apresentar o histórico da morte, evidenciar as contribuições da psicologia no luto e apresentar os cinco estágios de luto baseado na série. A fundamentação teórica se baseou na pesquisa bibliográfica, com a utilização de livros, artigos e teses sobre o tema relacionado, mais precisamente no livro de Elisabeth Kübler-Ross. O método utilizado neste trabalho foi o hipotético-dedutivo e partiu da análise fílmica para analisar as cenas e correlacioná-las com as teorias do luto. Por fim, percebeu-se no arco da personagem Wanda Maximoff uma passagem através dos cinco estágios de luto e também sua vivência do luto complicado, devido as perdas que ela presenciou ao longo de sua jornada, desencadeando um processo de luto não ressignificado e trabalhado, pois Wanda não foi capaz de elaborar as perdas (físicas e simbólicas) de uma maneira mais significativa, apresentando comportamentos danosos tanto para ela quanto para as pessoas ao seu redor, entrando em estado de sofrimento.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASen
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