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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLEITE, Verônica Dias-
dc.date.accessioned2023-08-10T20:45:56Z-
dc.date.available2023-08-10-
dc.date.available2023-08-10T20:45:56Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.citationLEITE, Verônica Dias. Impactos da precarização do trabalho na saúde mental de professores da educação básica. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2023.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/948-
dc.description.abstractThe present study is motivated by the interest in analyzing how the precariousness of work impacts on the mental health of Basic Education teachers in the municipal public network of São Luís - MA. The following specific objectives will be listed: to present an overview of the precariousness of teaching work in Brazil; identify the factors that currently contribute to the precariousness of the work of Basic Education teachers; to investigate how these factors impact on the mental health of Basic Education teachers. In addition, the methodology adopted will be field research, which aims to obtain the results and answers about the problematization presented in this research. According to current studies, the teaching profession is considered one of the most stressful, as teaching has become an exhausting activity that requires both physical and emotional commitment from the teacher. From this context, the results obtained in this research indicate that teachers have been overloaded with numerous tasks, in addition to other topics that contribute to precariousness, such as poor pay, excessive working hours and stress related to their work environment. which have significantly contributed to the illness process of these workers. It is hoped that the results of this study will encourage reflection on the planning of effective mental health interventions aimed at the Brazilian teacher. Therefore, it is crucial to think about improvements in the working conditions of these professionals, especially with regard to the work overload that leads to the highest number of illnesses, both physical and mental.en
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectPrecarizaçãoen
dc.subjectTrabalho docenteen
dc.subjectSaúde mentalen
dc.subjectProfessoresen
dc.subjectEducação básicaen
dc.subjectPrecariousnessen
dc.subjectTeaching worken
dc.subjectMental healthen
dc.subjectteachersen
dc.subjectbasic educationen
dc.titleImpactos da precarização do trabalho na saúde mental de professores da educação básicaen
dc.title.alternativeImpacts of precarious work on the mental health of basic education teachersen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1SANTANA, Gracielle dos Santos-
dc.contributor.referee1LUZ, Lília Ferreira da-
dc.contributor.referee2CARDOSO, Valéria Maria Lima-
dc.description.resumoO presente estudo é movido pelo interesse em analisar como a precarização do trabalho impacta na saúde mental dos professores da Educação Básica da rede pública municipal de São Luís - MA. Serão elencados os seguintes objetivos específicos: apresentar um panorama geral sobre a precarização do trabalho docente no Brasil; identificar os fatores que, atualmente, contribuem para a precarização do trabalho dos professores da Educação Básica; investigar de que forma esses fatores impactam na saúde mental dos professores da Educação Básica. Ademais, a metodologia adotada será a pesquisa de campo, que tem como intuito conseguir obter os resultados e respostas acerca da problematização apresentada nesta pesquisa. Segundo estudos atuais, a profissão docente é considerada uma das mais estressantes, pois ensinar se tornou uma atividade desgastante que exige empenho tanto físico como emocional do professor, nesse sentido, a saúde mental dos professores é um tema que demonstra crescente relevância. A partir desse contexto, os resultados obtidos nesta pesquisa apontam que os professores têm sido sobrecarregados com inúmeras tarefas, além dos demais tópicos que contribuem para a precarização, como a má remuneração, as jornadas de trabalho excessivas e o estresse relacionado ao seu ambiente de trabalho o que têm contribuído de forma significativa no processo de adoecimento desses trabalhadores. Espera-se que os resultados deste estudo fomentem a reflexão sobre o planejamento de intervenções em saúde mental eficazes voltadas para o professor brasileiro. Portanto, faz-se crucial pensar em melhorias nas condições de trabalhos destes profissionais, principalmente, no que se refere a sobrecarga de trabalho que acarreta o maior número de adoecimentos tanto físicos como mental.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASen
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