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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing jurídico ético: o planejamento estratégico na implementação do marketing jurídico ético em um escritório de advocacia
Título(s) alternativo(s): Ethical legal marketing: strategic planning in marketing implementation ethical legal in a law firm
metadata.dc.creator: SOUSA, Noé da Conceição
metadata.dc.contributor.advisor1: SOARES, Diego Menezes
metadata.dc.contributor.referee1: SARAIVA, Lilianne Maria Furtado
metadata.dc.contributor.referee2: SOUSA, Arnaldo Vieira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho fez uma análise do marketing jurídico no Brasil, onde a disputa por espaço no mercado jurídico da era digital exige que os advogados utilizem as redes sociais e outros meios para conquistarem clientes. As normas da OAB impõem limites legais e éticos para publicidade e divulgação de conteúdos, pois vedam a mercantilização da profissão. Esta pesquisa teve o objetivo geral de compreender o processo de implementação do marketing jurídico em um escritório de advocacia através de planejamento estratégico, sem incorrer em infrações disciplinares da OAB. O método utilizado foi indutivo, com viés explicativo, de caráter bibliográfico e descritivo. Constatou-se que é possível implementar um marketing jurídico ético com um planejamento estratégico, após definir uma missão, visão e valores, utilizar a matriz SWOT, construir autoridade com a utilização do marketing de conteúdos jurídicos e seguir as disposições legais do Código de Ética Profissional da OAB, CED, o Provimento 205/2021 e o Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, EAOAB, resultando na conquista de clientes de forma indireta
Resumo: This work conducted an analysis of legal marketing in Brazil, where the competition for space in the digital legal market requires lawyers to use social media and other means to attract clients. The rules of the Brazilian Bar Association (OAB) impose legal and ethical limits on advertising and content promotion, prohibiting the commercialization of the legal profession. The general objective of this research was to understand the process of implementing legal marketing in a law firm through strategic planning, without violating OAB's disciplinary rules. The method used was inductive, with an explanatory bias, and relied on bibliographic and descriptive research. It was found that it is possible to implement ethical legal marketing with strategic planning, by defining a mission, vision, and values, using the SWOT analysis, establishing authority through legal content marketing, and adhering to the provisions of the OAB's Professional Code of Ethics, CED, Provision 205/2021, and the Statute of the Brazilian Bar Association, EAOAB, resulting in the indirect acquisition of clients.
Palavras-chave: Advocacia
Marketing jurídico
Publicidade
Planejamento estratégico
Advocacy
Legal marketing
Advertising
Strategic planning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: SOUSA, Noé da Conceição. Marketing jurídico ético: o planejamento estratégico na implementação do marketing jurídico ético em um escritório de advocacia. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1037
Data do documento: 26-Jun-2023
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