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dc.creatorCÂMARA, Marcos Peterson Barros-
dc.date.accessioned2021-03-29T14:40:51Z-
dc.date.available2021-03-29-
dc.date.available2021-03-29T14:40:51Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.citationCÂMARA, Marcos Peterson Barrosen
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/111-
dc.description.abstractWe live in a globalized world where the internet has become a very important tool when it comes to accessing information quickly and practically. Such technological development enabled the emergence of mechanisms such as Youtube, which is very prominent in society. Thus, this study was based on the analysis of abusive advertisements made on Youtube, through children's channels that encourage the consumption of products by children, who due to the ease of internet access - as a means of fun and entertainment - have been at the mercy of companies that use this platform to offer their products. Therefore, the method used was deductive, through a descriptive research and the technical procedure adopted was the bibliographic research. At first, two fundamental principles were presented, with regard to guaranteeing the rights of the child, namely the principle of integral protection and absolute priority, also addressing the importance of the Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), which provides of all guarantees that are essential to the lives of children. In addition, it was relevant to address the system of protection of the fundamental rights of children internationally, which has valuable documents such as the Geneva Declaration, the Declaration of the Rights of the Children and the International Convention on the Rights of the Children. Subsequently, we analyzed how abusive advertising develops in the child context, discussing the principles of consumer protection and reporting the growth of Youtube, as well as the advertising made on this platform, having as its main example the practice of unboxing. Finally, the legal aspects of the regulation of child advertising in Brazil were addressed, highlighting the importance of Conselho de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) and the Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), as well as bills that are helping to regulate advertising within this new technological perspective. In this regard, the need for the creation of a specific regulation regarding the advertising messages developed on Youtube is essential, in order to obey the principles of absolute priority and integral protection, avoiding any injury or discrimination that harms these developing individuals, thus promoting essential rights and guarantees to the children provided for in the ECA.en
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectDireito da criançaen
dc.subjectPrincípio da Proteção Integralen
dc.subjectPublicidade abusivaen
dc.subjectYoutubeen
dc.titleGeração Youtube: uma análise da publicidade abusiva em canais infantis frente ao consumo de produtos por criançasen
dc.title.alternativeYoutube generation: an analysis of abusive advertising on channels against the consumption of products by childrenen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1VIANA, Thiago Gomes-
dc.contributor.referee1VIANA, Thiago Gomes-
dc.contributor.referee2SALEM NETO, José Murilo Duailibe-
dc.contributor.referee3SOUSA, Paulo Renato Mendes de-
dc.description.resumoVive-se em um mundo globalizado onde a internet tem se tornado uma ferramenta muito importante no que diz respeito ao acesso à informação de forma rápida e prática. Tal desenvolvimento tecnológico possibilitou o surgimento de mecanismos como o Youtube, que possui muito destaque na sociedade. Assim, este estudo baseou-se na análise de publicidades abusivas feitas no Youtube, através de canais infantis que incentivam o consumo de produtos por crianças, que devido a facilidade de acesso à internet – como meio de diversão e entretenimento – tem ficado a mercê de empresas que se utilizam dessa plataforma para oferecer seus produtos. Para tanto, o método utilizado foi o dedutivo, por meio de uma pesquisa descritiva e o procedimento técnico adotado foi a pesquisa bibliográfica. Em um primeiro momento apresentam-se dois princípios fundamentais no que tange à garantia dos direitos das crianças, vale dizer, o princípio da proteção integral e da prioridade absoluta, abordando também a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que dispõe de todas garantias que são essenciais para a vida do público infantil. Além disso, mostrou-se relevante tratar acerca do sistema de proteção dos direitos fundamentais da criança no âmbito internacional, que possui valorosos documentos como a Declaração de Genebra, a Declaração dos Direitos da Criança e a Convenção Internacional dos Direitos da Criança. Posteriormente, analisou-se como a publicidade abusiva se desenvolve no contexto infantil, discorrendo sobre os princípios de proteção ao consumidor e relatando o crescimento do Youtube, assim como, da publicidade feita nessa plataforma, tendo como principal exemplo a prática de unboxing. Por fim, foram abordados os aspectos jurídicos da regulamentação da publicidade infantil no Brasil, elencando a importância do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), bem como de projetos de leis que estão tramitando para ajudar na regulamentação publicitária dentro dessa nova ótica tecnológica. Nesse viés, mostra-se primordial a necessidade de criação de uma regulamentação específica com relação às mensagens publicitárias desenvolvidas no Youtube, no sentindo de obedecer os princípios da prioridade absoluta e da proteção integral, evitando qualquer lesão ou discriminação que prejudique esses indivíduos em desenvolvimento, promovendo, assim, direitos e garantias essenciais ao público infantil previstos no ECA.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASen
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