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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As estratégias organizacionais como base motivacional: uma análise detalhada
Título(s) alternativo(s): Organizational strategies as a motivational basis: a detailed analysis
metadata.dc.creator: FRÓES, Eduardo Simões
metadata.dc.contributor.advisor1: NUNES, Gustavo Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: SILVA NETO, Cloves Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: MARQUES, Michel Silva
metadata.dc.description.resumo: As opções e trajetórias adotadas pelas empresas em busca da satisfação das necessidades e na geração de motivação em seus colaboradores destacam a importância do trabalho na dinâmica motivacional e no contexto organizacional. Atualmente, as instituições não apenas visam o lucro, mas também procuram compreender as necessidades reais das pessoas, incluindo clientes e colaboradores, e identificar seus verdadeiros desejos. A maioria dos gestores reconhece que as equipes são compostas por indivíduos com diversas culturas, talentos, habilidades específicas e aspirações distintas, além de necessidades individuais. Liderar essas equipes de forma a alcançar os objetivos organizacionais é essencial. O estudo de caso apresenta a evolução da administração ao longo dos anos, abordando diversas teorias sobre motivação, destacando os principais pensadores, suas pesquisas e descobertas. Explora as necessidades das pessoas, o ambiente organizacional e as diversas concepções sobre o trabalho humano. A motivação humana é enfatizada, assim como a quebra de paradigmas no desenvolvimento de pessoas e as ações sugeridas aos gestores para manter a motivação das equipes. No estudo de caso da 4F Soluções, observa-se que a organização já adota estratégias de desenvolvimento de pessoas, visando atender algumas de suas necessidades. Isso se configura como um diferencial competitivo no mercado, pois demonstra uma preocupação genuína com os colaboradores, buscando satisfazê-los para que, uma vez atendidos, possam se auto motivar e desenvolver suas funções e habilidades pessoais para alcançar os objetivos da empresa. Um ponto importantíssimo que não podemos deixar de falar hoje é a questão da diversidade e qual o seu propósito nas empresas, que deve ser a de possuir equipes compostas por pessoas de diferentes gêneros, etnias, formações, idades, vivências e visões. Essa diversidade é essencial para promover mais igualdade, criatividade e inovação nas empresas. Para integrar a diversidade, cada empresa deve ser autêntica. Por isso, não adianta ficar procurando apenas por números: é preciso considerar a forma como as pessoas são tratadas e, assim, buscar a melhor forma de promover o respeito e a aceitação naquele ambiente. Pude constatar que na empresa estudada essa preocupação é real.
Resumo: The alternatives and paths chosen by companies in seeking satisfaction for needs and generating motivational factors in their employees underscore the significance of work in motivation and within organizational settings. Nowadays, institutions strive not only for profit but also to understand people's needs, including customers and employees, and identify their true desires. Most managers recognize that teams are composed of individuals with diverse cultures, talents, specific skills, and unique aspirations, along with individual needs. They need to be led in a way that collectively achieves the organization's objectives. The case study illustrates the evolution of management over the years and its various theories on motivation. It recounts the key thinkers, their research, and discoveries. It discusses people and their needs, as well as the organizational environment and various conceptions of human work. Human motivation takes center stage, along with the paradigm shifts in people development and suggested actions for managers to maintain team motivation. Through the 4F Solutions case study, it is observed that the organization already has people development strategies. The aim is to meet some of their needs, which, in itself, is a competitive advantage in the market. It demonstrates concern for its employees, seeking to satisfy them so that, once fulfilled, they can self-motivate and develop their personal functions and skills to achieve the company's goals. A crucial point we cannot overlook today is the issue of diversity and its purpose in companies, which should involve having teams composed of individuals from different genders, ethnicities, backgrounds, ages, experiences, and perspectives. This diversity is essential for fostering more equality, creativity, and innovation within companies. To embrace diversity, each company must be authentic. Therefore, it's not just about seeking numbers; it's about considering how people are treated and finding the best way to promote respect and acceptance in that environment. We observed that this concern is genuine in the studied company.
Palavras-chave: Motivação
Motivation
Organização
Organization
Pessoas
People
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: FRÓES, Eduardo Simões. As estratégias organizacionais como base motivacional: uma análise detalhada. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1124
Data do documento: 5-Dec-2023
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