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dc.creatorROCHA, Leandro Sávio Ferreira da-
dc.date.accessioned2021-03-29T19:21:58Z-
dc.date.available2021-03-29-
dc.date.available2021-03-29T19:21:58Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.citationROCHA, Leandro Sávio Ferreira da. A reforma administrativa de 1995 e o combate ao estado patrimonialista. São Luís: Centro Universitário,2019.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/124-
dc.description.abstractThis work sought to analyze whether the administrative reform triggered in 1995 marked a break with the patrimonialist State. In the first chapter, the concept of patrimonialism and management models after it was addressed, focusing on those which emerged from the second half of the twentieth century, the New Public Management and the New Public Governance. In a second moment, the evolution of the Brazilian public administration, from the Proclamation of the Republic to the administrative reform of 1995, and possible indications of the existence of a patrimonialist management model were pointed out. In the third chapter of this research, characteristics were portrayed, as well as the context in which constitutional amendment 19/98 was elaborated, an instrument of administrative reform of 1995 that generated thorough changes within the Federal Constitution, mainly in relation to the organization of public administration. Finally, two cases were analyzed in order to illustrate either the success or failure regarding the management reform of 1995 in breaking with the patrimonialist state. In the face of these objectives, bibliographic and documentary research were used in this survey.en
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectEmenda constitucionalen
dc.subjectPatrimonialismoen
dc.subjectReforma administrativaen
dc.titleA reforma administrativa de 1995 e o combate ao estado patrimonialistaen
dc.title.alternativeThe 1995 administrative reform and the fight against the state patrimonialisten
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Igor Martins Coelho-
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Igor Martins Coelho-
dc.contributor.referee2SOUSA, Arnaldo Vieira-
dc.contributor.referee3CALDAS, Alyne Mendes-
dc.description.resumoEste trabalho buscou analisar se a reforma administrativa iniciada em 1995 representou uma ruptura com o Estado patrimonialista. No primeiro capítulo foi abordado o conceito de patrimonialismo e dos modelos de gestão posteriores a este, com foco nos que surgiram a partir da segunda metade do século XX, a Nova Gestão Pública e a Nova Governança Pública. Em um segundo momento foi apresentada a evolução da administração pública brasileira, da Proclamação da República até a reforma administrativa de 1995, sendo apontados eventuais indícios da existência de um modelo de gestão patrimonialista. No terceiro capítulo deste trabalho foram retratadas características, bem como o contexto em que foi elaborada a emenda constitucional 19/98, um instrumento da reforma administrativa de 1995 que gerou profundas mudanças na Constituição Federal, principalmente em relação à organização da administração pública. Por fim, foram analisados dois casos para ilustrar o sucesso, ou fracasso, da reforma gerencial de 1995 em romper com o Estado patrimonialista. Frente a estes objetivos, utilizou-se neste trabalho a pesquisa bibliográfica e documental.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASen
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