Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1272
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FERREIRA, Lara Maria Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-28T21:04:03Z | - |
dc.date.available | 2024-08-28 | - |
dc.date.available | 2024-08-28T21:04:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-19 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Lara Maria Almeida. ‘Yankee e ‘Bosozoku’: uma análise do fenômeno da delinquência juvenil nos mangás japoneses à luz da teoria da criminologia crítica. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2024. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1272 | - |
dc.description.abstract | Manga is a pop cultural product from nowadays, with a long history and beginning in Japan. These products can be considered a source for scientific research. This paper aims to analyze the cultural aspect of manga, its historicity and its socio-cultural influence. Not only that, but it also investigates bosozoku gangs and young Yankees, urban groups in Japan, their emergence, the social transformations that have taken place and their impact on culture. The analysis was made from the perspective of critical criminology or critical criminological theory, through the fictional narratives of manga with the theme of juvenile delinquency, which portray these marginalized groups and how the social understanding of crime is given to these gangs. To that, four different manga were chosen for analysis: "Yu Yu Hakusho", "Bakuon Rettou", "Crows" and "Hot Road". The methodology used was descriptive research, exploratory research and bibliographical research. | en |
dc.language | por | en |
dc.publisher | Centro Universitário - UNDB | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject | Mangás | en |
dc.subject | Criminologia crítica | en |
dc.subject | Critical criminology | en |
dc.subject | Gangues urbanas | en |
dc.subject | Urban gangs | en |
dc.subject | Japão | en |
dc.subject | Japan | en |
dc.title | ‘Yankee' e 'Bosozoku': uma análise do fenômeno da delinquência juvenil nos mangás japoneses à luz da teoria da criminologia crítica | en |
dc.title.alternative | ‘Yankee' and 'Bosozoku': an analysis of the phenomenon of juvenile delinquency in Japanese manga in light of critical criminology theory | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | en |
dc.contributor.advisor1 | SOUSA, Arnaldo Vieira | - |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Kamylla Rodrigues Pereira da | - |
dc.contributor.referee2 | LIMA, Gláucia Maria Maranhão Pinto | - |
dc.description.resumo | Os mangás constituem-se como um produto cultural pop da atualidade, com histórico bastante antigo e oriundo do Japão. Esses produtos podem ser considerados como uma fonte para pesquisa científica. O presente trabalho tem como objetivo analisar o aspecto cultural do mangá, sua historicidade e sua influência sociocultural. Não somente isto, mas também investigar as gangues de bosozoku e jovens yankees, grupos urbanos do Japão, seus surgimentos, as transformações ocorridas socialmente e seus impactos na cultura. A análise foi feita sob a ótica da criminologia crítica ou teoria crítica da criminologia, através das narrativas ficcionais dos mangás com a temática da delinquência juvenil, que retratem esses grupos marginalizados e como se dá a compreensão social do delito a estas gangues. Para tal, foram escolhidos quatro mangás distintos para a análise: “Yu Yu Hakusho”, “Bakuon Rettou”, “Crows” e “Hot Road”. Elencou-se a pesquisa descritiva para o trabalho, a pesquisa exploratória e a pesquisa bibliográfica, como metodologia utilizada. | en |
dc.publisher.country | Brasil | en |
dc.publisher.department | UNDB | en |
dc.publisher.initials | UNDB | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | en |
Aparece nas coleções: | Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LARA MARIA ALMEIDA FERREIRA.pdf | 3,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.