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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Esocial: alterações no repasse de informações de atividades insolubres e perigosas
Título(s) alternativo(s): Social: changes in the transfer of information about unhealthy activities and dangerous
metadata.dc.creator: MENDES, Brenda Layane
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, Carmen Luiza Moreira
metadata.dc.contributor.referee1: PASCOAL, Ana Flávia Melo
metadata.dc.contributor.referee2: NUNES, Gustavo Pereira
metadata.dc.description.resumo: O sistema eSocial foi criado em 2014, mas só em 2018 que as organizações passaram a enviar informações para esse sistema. Todas as empresas que possuem obrigações previdenciárias, trabalhistas e tributárias são obrigadas a transmitir essas informações via eSocial, conforme cronograma estabelecido. Esse estudo foi realizado através de questionário, e teve como propósito identificar as mudanças no repasse de informações dos adicionais de insalubridade e periculosidade, com a implantação do eSocial. Embora esses eventos de exposição a fatores de riscos insalubres e perigosos tenham ficado de fora da obrigatoriedade, de acordo com novo eSocial simplificado, a informação sobre o valor do adicional já é enviada na rubrica de remuneração da folha por meio do evento S-1200 - remuneração do trabalhador. Concluiu-se que 50% das empresas não enviavam as informações de insalubridade e periculosidade antes da implantação do eSocial. Notou-se que a grande maioria das empresas pagavam o adicional de insalubridade e periculosidade por conta própria, sem o respaldo de um laudo técnico e não possuíam gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Percebe-se, ainda, que os responsáveis por transmitirem essas informações precisam se adaptar às mudanças, pois houve alterações nos procedimentos para os escritórios de contabilidade com a intenção de atender as peculiaridades do eSocial. Além disso, a pesquisa evidenciou que 43,3% dos entrevistados não fizeram nenhum treinamento para enviar as informações desses adicionais para o ambiente do eSocial, logo o principal desafio apontado por eles foi a qualificação do pessoal do Setor de RH e dos profissionais de contabilidade, além de alinhamento da gestão de SST com setor de RH. Portanto, o eSocial veio beneficiar todas as partes envolvidas, a partir da redução de informações envidas por diferentes sistemas. Reforça-se que cabe aos gestores de SST enviarem as informações para a contabilidade, de forma transparente e alinhada às normas regulamentadoras, a fim de facilitar a fiscalização do órgão responsável e manter a segurança para o trabalhador.
Resumo: The eSocial system was created in 2014, but only in 2018 companies started to send information to this system. All companies that have social security, labor and tax obligations are required to transmit this information via eSocial, according to the established schedule. The present study was carried out through a questionnaire, with the objective of identifying the changes in the transfer of information from the unhealthy and dangerous items, after the eSocial implantation. Although these events of exposure to unhealthy and dangerous risk factors were left out of the obligation, according to a new simplified eSocial, information on the value of the additional is already sent in the payroll item through the event S-1200 - worker remuneration. It was concluded that 50% of the companies did not send information about unhealthy and dangerous situations before the implementation of eSocial. It was observed that most companies paid the additional for unhealthy and dangerous work on their own, without the support of a technical report and did not have Occupational Health and Safety (OSH) management. It is also noticed that those responsible for transmitting this information need to adapt to the changes, as there were changes in the procedures for the accounting offices to meet the requirements of eSocial. In addition, the survey showed that 43.3% of the interviewees did not undergo any training to send the information of these extras to the eSocial environment, so their main challenge was the qualification of the Human Resources (HR) staff and accounting offices, in addition to aligning OSH management with the HR sector. Therefore, eSocial came to benefit all parties involved, based on the reduction of information sent by different systems. It is reinforced that it is up to OSH managers to send information to accounting professionals, in a transparent manner and in line with regulatory standards, in order to facilitate the inspection of the responsible body and maintain security for the worker.
Palavras-chave: Contabilidade
Sistema eSocial
Escrituração digital
Insalubridade
Periculosidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: MENDES, Brenda Layane. Esocial: alterações no repasse de informações de atividades insolubres e perigosas. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/165
Data do documento: 10-Dec-2020
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