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http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/231
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | CORRÊA, Rafael Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-14T22:39:44Z | - |
dc.date.available | 2021-04-14 | - |
dc.date.available | 2021-04-14T22:39:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-15 | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Rafael Ribeiro. Requalificação arquitetônica como salvaguarda do patrimônio: curso de design para a Unidade de Ensino Superior Dom Bosco no Complexo Trapiche Santo Ângelo (São Luís-MA). São Luís: Centro Universitário UNDB, 2020. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/231 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo elaborar um estudo preliminar arquitetônico de restauro em duas edificações do Complexo Trapiche Santo Ângelo situadas entre a Avenida Senador Vitorino Freire de esquina com a Rua Direita, no Centro Histórico de São Luís – MA, com o intuito de torná-las aptas para sediar a implantação de um novo curso de Design da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco aplicando as metodologias ativas de ensino. As edificações tratam-se de um sobrado com características e elementos marcantes da arquitetura tradicional luso-maranhense e a outra com características de uma arquitetura industrial construída em um período mais recente, inseridas na área de tombamento Federal, estando as duas em um processo gradual de degradação. A fim de subsidiar conceitualmente a tomada de decisões para a intervenção, abordou-se primeiramente os estudos sobre patrimônio edificado a partir das teorias de restauro e cartas patrimoniais. Em seguida apresenta-se o conceito de metodologias ativas de ensino e os tipos mais comuns de sua aplicabilidade em salas de aulas, como uma abordagem de ensino e aprendizagem em ruptura ao estilo tradicional de ensino. Desenvolveu-se também uma compreensão sucinta do contexto histórico urbano do Centro Histórico de São Luís e depois a pesquisa das edificações dividas nas etapas de Identificação, Conhecimento e Diagnóstico do Bem. Por fim, propõe-se o projeto arquitetônico em nível de estudo preliminar, descrevendo a concepção do projeto, as soluções tomadas para a intervenção e apresentação de pranchas técnicas de arquitetura. O projeto tem o intuito de incentivar a preservação do patrimônio histórico, demonstrando a possibilidade de se conciliar usos contemporâneos a edificações históricas. | en |
dc.language | por | en |
dc.publisher | Centro Universitário - UNDB | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject | Arquitetura | en |
dc.subject | Conservação | en |
dc.subject | Restauração | en |
dc.subject | Edifícios históricos | en |
dc.title | Requalificação arquitetônica como salvaguarda do patrimônio: curso de design para a Unidade de Ensino Superior Dom Bosco no Complexo Trapiche Santo Ângelo (São Luís-MA) | en |
dc.title.alternative | Architectural requalification as a safeguard of heritage: design course for the Dom Bosco Higher Education Unit in the Trapiche Santo Ângelo Complex (São Luís-MA) | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | en |
dc.contributor.advisor1 | FIGUEIREDO, Tayana do Nascimento Santana Campos | - |
dc.contributor.referee1 | LONGHI, Luis Eduardo Paim | - |
dc.contributor.referee2 | FONSECA, Gilcivaldo Gomes | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo elaborar um estudo preliminar arquitetônico de restauro em duas edificações do Complexo Trapiche Santo Ângelo situadas entre a Avenida Senador Vitorino Freire de esquina com a Rua Direita, no Centro Histórico de São Luís – MA, com o intuito de torná-las aptas para sediar a implantação de um novo curso de Design da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco aplicando as metodologias ativas de ensino. As edificações tratam-se de um sobrado com características e elementos marcantes da arquitetura tradicional luso-maranhense e a outra com características de uma arquitetura industrial construída em um período mais recente, inseridas na área de tombamento Federal, estando as duas em um processo gradual de degradação. A fim de subsidiar conceitualmente a tomada de decisões para a intervenção, abordou-se primeiramente os estudos sobre patrimônio edificado a partir das teorias de restauro e cartas patrimoniais. Em seguida apresenta-se o conceito de metodologias ativas de ensino e os tipos mais comuns de sua aplicabilidade em salas de aulas, como uma abordagem de ensino e aprendizagem em ruptura ao estilo tradicional de ensino. Desenvolveu-se também uma compreensão sucinta do contexto histórico urbano do Centro Histórico de São Luís e depois a pesquisa das edificações dividas nas etapas de Identificação, Conhecimento e Diagnóstico do Bem. Por fim, propõe-se o projeto arquitetônico em nível de estudo preliminar, descrevendo a concepção do projeto, as soluções tomadas para a intervenção e apresentação de pranchas técnicas de arquitetura. O projeto tem o intuito de incentivar a preservação do patrimônio histórico, demonstrando a possibilidade de se conciliar usos contemporâneos a edificações históricas. | en |
dc.publisher.country | Brasil | en |
dc.publisher.department | UNDB | en |
dc.publisher.initials | UNDB | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | en |
Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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