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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORRÊA, Rafael Ribeiro-
dc.date.accessioned2021-04-14T22:39:44Z-
dc.date.available2021-04-14-
dc.date.available2021-04-14T22:39:44Z-
dc.date.issued2020-07-15-
dc.identifier.citationCORRÊA, Rafael Ribeiro. Requalificação arquitetônica como salvaguarda do patrimônio: curso de design para a Unidade de Ensino Superior Dom Bosco no Complexo Trapiche Santo Ângelo (São Luís-MA). São Luís: Centro Universitário UNDB, 2020.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/231-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo elaborar um estudo preliminar arquitetônico de restauro em duas edificações do Complexo Trapiche Santo Ângelo situadas entre a Avenida Senador Vitorino Freire de esquina com a Rua Direita, no Centro Histórico de São Luís – MA, com o intuito de torná-las aptas para sediar a implantação de um novo curso de Design da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco aplicando as metodologias ativas de ensino. As edificações tratam-se de um sobrado com características e elementos marcantes da arquitetura tradicional luso-maranhense e a outra com características de uma arquitetura industrial construída em um período mais recente, inseridas na área de tombamento Federal, estando as duas em um processo gradual de degradação. A fim de subsidiar conceitualmente a tomada de decisões para a intervenção, abordou-se primeiramente os estudos sobre patrimônio edificado a partir das teorias de restauro e cartas patrimoniais. Em seguida apresenta-se o conceito de metodologias ativas de ensino e os tipos mais comuns de sua aplicabilidade em salas de aulas, como uma abordagem de ensino e aprendizagem em ruptura ao estilo tradicional de ensino. Desenvolveu-se também uma compreensão sucinta do contexto histórico urbano do Centro Histórico de São Luís e depois a pesquisa das edificações dividas nas etapas de Identificação, Conhecimento e Diagnóstico do Bem. Por fim, propõe-se o projeto arquitetônico em nível de estudo preliminar, descrevendo a concepção do projeto, as soluções tomadas para a intervenção e apresentação de pranchas técnicas de arquitetura. O projeto tem o intuito de incentivar a preservação do patrimônio histórico, demonstrando a possibilidade de se conciliar usos contemporâneos a edificações históricas.en
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectArquiteturaen
dc.subjectConservaçãoen
dc.subjectRestauraçãoen
dc.subjectEdifícios históricosen
dc.titleRequalificação arquitetônica como salvaguarda do patrimônio: curso de design para a Unidade de Ensino Superior Dom Bosco no Complexo Trapiche Santo Ângelo (São Luís-MA)en
dc.title.alternativeArchitectural requalification as a safeguard of heritage: design course for the Dom Bosco Higher Education Unit in the Trapiche Santo Ângelo Complex (São Luís-MA)en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1FIGUEIREDO, Tayana do Nascimento Santana Campos-
dc.contributor.referee1LONGHI, Luis Eduardo Paim-
dc.contributor.referee2FONSECA, Gilcivaldo Gomes-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo elaborar um estudo preliminar arquitetônico de restauro em duas edificações do Complexo Trapiche Santo Ângelo situadas entre a Avenida Senador Vitorino Freire de esquina com a Rua Direita, no Centro Histórico de São Luís – MA, com o intuito de torná-las aptas para sediar a implantação de um novo curso de Design da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco aplicando as metodologias ativas de ensino. As edificações tratam-se de um sobrado com características e elementos marcantes da arquitetura tradicional luso-maranhense e a outra com características de uma arquitetura industrial construída em um período mais recente, inseridas na área de tombamento Federal, estando as duas em um processo gradual de degradação. A fim de subsidiar conceitualmente a tomada de decisões para a intervenção, abordou-se primeiramente os estudos sobre patrimônio edificado a partir das teorias de restauro e cartas patrimoniais. Em seguida apresenta-se o conceito de metodologias ativas de ensino e os tipos mais comuns de sua aplicabilidade em salas de aulas, como uma abordagem de ensino e aprendizagem em ruptura ao estilo tradicional de ensino. Desenvolveu-se também uma compreensão sucinta do contexto histórico urbano do Centro Histórico de São Luís e depois a pesquisa das edificações dividas nas etapas de Identificação, Conhecimento e Diagnóstico do Bem. Por fim, propõe-se o projeto arquitetônico em nível de estudo preliminar, descrevendo a concepção do projeto, as soluções tomadas para a intervenção e apresentação de pranchas técnicas de arquitetura. O projeto tem o intuito de incentivar a preservação do patrimônio histórico, demonstrando a possibilidade de se conciliar usos contemporâneos a edificações históricas.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASen
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