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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPORTUGAL, Thayna Barros-
dc.date.accessioned2021-04-16T20:21:34Z-
dc.date.available2021-04-16-
dc.date.available2021-04-16T20:21:34Z-
dc.date.issued2020-07-17-
dc.identifier.citationPORTUGAL, Thayna Barros. Gestão de processos em escritórios de arquitetura de interiores: uma análise acerca da forma de trabalho em escritórios de São Luís – MA. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2020.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/263-
dc.description.abstractThe renovation market in Brazil is the fastest growing segment of architecture since 2017. In Maranhão, the reality is repeated. Due to the large index of horizontal and vertical condominiums in the capital, the potential growth in the demand for renovations is significant due to the ABNT Reform Standard, published in 2014, which requires residents of condominiums to submit a technical report signed by an engineer or architect and urban planner. Given this perspective in increasing demand, the lack of delimitation in the internal processes of an office can cause problematic situations in the development of projects, execution of a work and in the management of the business, for example. In addition, the fact that there are no specific technical standards that regulate the design steps for interior architecture, means that architects do not have concrete parameters to manage their design processes. In detriment of this, the specific knowledge about the theme is little explored during graduation. There are gaps in academic training that are caused by the lack of information on the subject, making the newly graduated professionals, have no control over what is process management in interior architecture offices. Methodologically, this work is characterized as an exploratory and qualitative study that used interviews, observations and notes about the functioning of the offices that participated in the research and that provided essential data for its conclusion. As a result, the present course conclusion work analyzed three interior architecture offices in São Luís and diagnosed their existing internal management processes. The survey found that although there are processes in the offices interviewed, some of them need to be more effective and others need to be implemented, and the deficiency in some processes impacts on certain issues that are part of business management. In addition, it was also noted that there is no right or wrong way to manage interior architecture offices, however, there are parameters about the management of this type of business so that positive results are achieved effectivelyen
dc.languageporen
dc.publisherCentro Universitário - UNDBen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subjectArquiteturaen
dc.subjectArquitetura de interioresen
dc.subjectGestão de processosen
dc.titleGestão de processos em escritórios de arquitetura de interiores: uma análise acerca da forma de trabalho em escritórios de São Luís - MAen
dc.title.alternativeProcess management in interior architecture offices: an analysis of the way of working in offices in São Luís - MAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.contributor.advisor1PINTO, Raissa Muniz-
dc.contributor.referee1PINTO, Raoni Muniz-
dc.contributor.referee2SANTOS, Caroline Pedraça-
dc.description.resumoO mercado de reformas, no Brasil, é o segmento da arquitetura que mais cresce desde 2017. No Maranhão a realidade se repete. Devido ao grande índice de condomínios horizontais e verticais na capital, o potencial crescimento na demanda de reformas é significativo devido a Norma de Reformas da ABNT, publicada em 2014, que obriga moradores de condomínios a apresentarem laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto e urbanista. Diante desta perspectiva no aumento da demanda, a falta de delimitação nos processos internos de um escritório pode ocasionar situações problemáticas no desenvolvimento de projetos, execução de uma obra e na gestão do negócio, por exemplo. Além disso, o fato de não haver normas técnicas específicas que regulamentam as etapas de projetos para arquitetura de interiores, faz com que os arquitetos não tenham parâmetros concretos para gerenciar seus processos de projeto. Em detrimento disto, os conhecimentos específicos acerca da temática são pouco explorados durante a graduação. Existem lacunas na formação acadêmica que são causadas pela ausência de informação sobre o tema, fazendo com que os profissionais recém-formados, não tenham domínio acerca do que é gestão de processos em escritórios de arquitetura de interiores. Metodologicamente, esse trabalho caracteriza-se como um estudo exploratório e qualitativo que utilizou entrevistas, observações e anotações acerca do funcionamento dos escritórios que participaram da pesquisa e que forneceram dados imprescindíveis para conclusão da mesma. Com isso, o presente trabalho de conclusão de curso analisou três escritórios de arquitetura de interiores em São Luís e diagnosticou seus processos internos de gestão existentes. A pesquisa constatou que apesar de existir processos nos escritórios entrevistados, alguns deles precisam ser mais efetivos e outros implantados, e a deficiência em alguns processos impacta em determinadas questões que fazem parte da gestão do negócio. Além disso, observou-se também que não existe uma maneira certa ou errada de administrar escritórios de arquitetura de interiores, no entanto, existem parâmetros acerca do gerenciamento desse tipo de negócio para que resultados positivos sejam alcançados de modo efetivo.en
dc.publisher.countryBrasilen
dc.publisher.departmentUNDBen
dc.publisher.initialsUNDBen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASen
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