Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/267
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Assessoria técnica e o ensino de arquitetura e urbanismo: uma proposta de diretrizes às práticas projetuais voltadas para o aprendizado interdisciplinar da UNDB
Título(s) alternativo(s): Technical assistance and the teaching of architecture and urbanism: a proposal for guidelines for design practices aimed at interdisciplinary learning at UNDB
metadata.dc.creator: FRAZÃO, Juliana Araujo
metadata.dc.contributor.advisor1: PINTO, Raoni Muniz
metadata.dc.contributor.referee1: PINTO, Raissa Muniz
metadata.dc.contributor.referee2: LOPES, José Antonio Viana
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusao de Curso busca atrav ˜ es dos preceitos da Assessoria ´ Tecnica tra ´ c¸ar diretrizes voltadas para o ensino de arquitetura e urbanismo mediante os projetos interdisciplinares tendo como estudo de caso a UNDB. O trabalho discute a pratica da assessoria t ´ ecnica no contexto atual e sua rela ´ c¸ao com o ensino de arquite- ˜ tura e urbanismo, aborda tambem a distinc¸ ´ ao dos termos “assist ˜ encia” e “assessoria”, ˆ uma vez, que sao comumente confundidos. A partir da an ˜ alise dos trabalhos j ´ a feitos ´ pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, identificar a relac¸ao que possuem com a as- ˜ sessoria tecnica e dessa forma propor par ´ ametros que incentivem a aproxima ˆ c¸ao das ˜ praticas de ensino e extens ´ ao dos projetos interdisciplinares com assessoria t ˜ ecnica. ´ Para a elaborac¸ao deste estudo, foi feito um levantamento de dados acerca das ativida- ˜ des academicas multidisciplinares, uma pesquisa documental com base nos materiais ˆ informativos da metodologia utilizada na UNDB, alem da aplica ´ c¸ao de question ˜ ario, ´ que atrelada as informac¸oes e an ˜ alise dos projetos, proporcionaram uma an ´ alise da ´ relac¸ao das atividades desenvolvidas no curso e a assessoria t ˜ ecnica.
Resumo: The present Work of Course Conclusion seeks through the precepts of the Technical Advisory to outline guidelines for teaching architecture and urbanism through interdisciplinary projects having as a case study the UNDB. The work discusses the practice of technical assistance in the current context and its relationship with the teaching of architecture and urbanism, also addresses the distinction of the terms ”assistance” and ”advisory”, since they are commonly confused. Based on the analysis of the work already done by the Architecture and Urbanism course, identify the relationship they have with the technical assistance and thus propose parameters that encourage the approximation of teaching practices and extension of interdisciplinary projects with technical assistance. For the elaboration of this study, a survey of data about the multidisciplinary academic activities was made, a documental research based on the informative materials of the methodology used at UNDB, besides the application of a questionnaire, which linked the information and analysis of the projects, provided an analysis of the relationship between the activities developed in the course and the technical assistance.
Palavras-chave: Arquitetura
Urbanismo
Ensino
Diretrizes
Projeto Interdisciplinar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: FRAZÃO, Juliana Araújo. Assessoria técnica e o ensino de arquitetura e urbanismo: uma proposta de diretrizes às práticas projetuais voltadas para o aprendizado interdisciplinar da UNDB. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/267
Data do documento: 17-Jul-2020
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA ARAUJO FRAZAO.pdf4,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.