Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/561
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O custo de implementação de um sistema de segurança do trabalho em obra da construção civil: um estudo de caso na execução de serviços remanescentes de edificação do Campus do IFMA-Mirinzal
Título(s) alternativo(s): The cost of implementing a work safety system in civil construction works: a case study in the execution of remaining building services on the IFMA-Mirinzal Campus
metadata.dc.creator: CUNHA, Brendha Beatriz de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: PEREIRA, Fernando Luiz Beckman
metadata.dc.contributor.referee1: BELFORT , Rogério
metadata.dc.contributor.referee2: COELHO, Thiago
metadata.dc.description.resumo: A construção civil é um dos setores que mais gera empregos, mas também é um setor com alto índice de acidentes de trabalho, uma das principais causas de mortes de trabalhadores se deve a acidentes envolvendo queda de pessoas e materiais. Isso se dá muita das vezes pela tentativa de economia com questões ligadas a área de segurança do trabalho que acaba por prevenir possíveis acidentes. O presente estudo versa sobre o calculo do investimento com o setor de segurança do trabalho em uma obra de execução de serviços remanescentes de edificação do Campus do IFMA-Mirinzal. O objetivo do mesmo é justamente identificar os custos de implementação de um sistema adequado de segurança de trabalho em uma obra da construção civil e a e a representatividade econômica de sua utilização em relação ao custo total do empreendimento. Os Resultados óbitos foram considerados satifstaórios no quesito porcentagem do custo de segurança do trabalho em rerlação ao custo total da obra não existindo assim um déficit no planejamento financeiro. Com os itens de prevenção, podem-se evitar inúmeros acidentes sendo contabilizado apenas um na obra em questão. Além disso, foi verificado os itens com maior custo no setor de segurança do trabalho prevalencendo, itens de documentação para EPI’s e Remoção de entulhos para EPC’s.
Resumo: Civil construction is one of the sectors that generate the most jobs, but it is also a sector with a high rate of work accidents, one of the main causes of worker deaths is due to accidents involving falls of people and materials. This is often due to the attempt to save money on issues related to the area of work safety, which ends up preventing possible accidents. This study deals with the calculation of investment with the occupational safety sector in a work for the execution of remaining building services on the IFMA-Mirinzal Campus. The purpose of it is precisely to identify the costs of implementing an adequate work safety system in a civil construction work and the economic representation of its use in relation to the total cost of the project. The results of deaths were considered satisfactory in the item percentage of the cost of work safety in relation to the total cost of the work, thus there is no deficit in financial planning. With the prevention items, numerous accidents can be avoided, with only one being counted in the work in question. In addition, the items with the highest cost in the occupational safety sector prevailing, documentation items for PPE's and Removal of debris for PPE's were verified.
Palavras-chave: Custo em obras
Segurança do trabalho
Acidente de trabalho
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: CUNHA, Brendha Beatriz de Sousa. O custo de implementação de um sistema de segurança do trabalho em obra da construção civil: um estudo de caso na execução de serviços remanescentes de edificação do Campus do IFMA-Mirinzal. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/561
Data do documento: 24-Jun-2021
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRENDHA BEATRIZ DE SOUSA CUNHA.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.