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http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/571
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estudo comparativo entre pavimento flexível e rígido na pavimentação rodoviária: um estudo de caso da obra da extensão da A venida Litorânea em São Luís – MA |
Título(s) alternativo(s): | Comparative study between flexible and rigid pavement in road paving: a case study of the extension work on Avenida Litorânea in São Luís – MA |
metadata.dc.creator: | MORAES, Jonas Magno Machado |
metadata.dc.contributor.advisor1: | AGUDO, Ricardo Alberto Barros |
metadata.dc.contributor.referee1: | LIMA, Rafael Carvalhedo |
metadata.dc.description.resumo: | Dimensionar pavimento requer um estudo refinado das cargas solicitantes, a maioria das nossas malhas apresentam inconsistências de dimensionamento na base, sub-base e pavimento, outros fatores a serem considerados é a incorreta metodologia de execução, gerando falhas em nossas rodovias, sendo a água, o principal fator que influencia na deterioração das camadas de pavimento, para solucionar esse dilema foi incorporado materiais a base de betume e foram estudados outros tipos de pavimentação, com por exemplo, a rígida. Todavia ainda existe dúvidas quanto a escolha do tipo de pavimento em função principalmente do custo, durabilidade e do uso a qual o pavimento se propõe a atender. Diante desse contexto, esse trabalho propôs-se promover uma análise comparativa das vantagens e desvantagens, tempo de uso e custos envolvidos nas pavimentações rígidas e flexíveis. Utilizou-se o case, do projeto da extensão da Avenida Litorânea em São Luís do Maranhão, com execução iniciada em setembro de 2018 e entregue em dezembro de 2020, com aproximadamente 1.900 metros de extensão, a empresa construtora foi a JCA Empreendimentos. De posse dos dados levantados e após devidas análises dos projetos e documentações da obra, pôde-se verificar em uma análise direta, usando as mesmas larguras de faixas de tráfego e extensão de projeto, que a pavimentação rígida é 517% mais cara que a pavimentação flexível, porém, a mesma justifica-se pelo tempo de uso e por ser recomendado para faixas exclusivas de transportes de massa, sendo que a pavimentação rígida a médio e longo prazo se torna mais vantajosa dependendo do tipo de veículo e tráfego requerido, a vida útil pode chegar a 20 anos ou mais. Já para vias que não necessitam de volume de tráfego pesado e elevado, compensa a pavimentação flexível, a qual foi usada nas vias paralelas e transversais do empreendimento. Comparações simplistas e diretas de custos envolvendo a pavimentação rígida e flexível não fazem sentido se não for levado em consideração outros fatores como: o desejo do cliente e a proposta do projeto, uso a que cada tipo de pavimento se aplica, tempo de uso e custo-benefício envolvidos. |
Resumo: | Sizing pavement requires a refined study of the requesting loads, most of our networks have sizing inconsistencies in the base, sub-base and pavement, other factors to be considered is the incorrect execution methodology, generating failures in our highways, being water, the main factor influencing the deterioration of the pavement layers, to solve this dilemma, bitumen-based materials were incorporated and other types of paving were studied, such as rigid ones. However, there are still doubts regarding the choice of the type of pavement, mainly due to the cost, durability and use which the pavement is intended to serve. Given this context, this work proposed to promote a comparative analysis of the advantages and disadvantages, time of use and costs involved in rigid and flexible paving. The case was used, the project for the extension of Avenida Litorânea in São Luís do Maranhão, with execution started in September 2018 and delivered in December 2020, with approximately 1,900 meters in length, the construction company was JCA Empreendimentos. With the data collected and after due analysis of the projects and documentation of the work, it could be verified in a direct analysis, using the same traffic lane widths and project length, that rigid paving is 517% more expensive than paving flexible, however, it is justified by the time of use and for being recommended for exclusive lanes of mass transport, and rigid paving in the medium and long term becomes more advantageous depending on the type of vehicle and traffic required, life useful can reach 20 years or more. On the other hand, for roads that do not require heavy and high traffic volume, it compensates for the flexible paving, which was used in the development's parallel and transversal roads. Simplistic and straightforward cost comparisons involving rigid and flexible paving do not make sense if other factors are not taken into account such as: the customer's desire and the project proposal, use to which each type of pavement applies, time of use and cost -benefit involved. |
Palavras-chave: | Pavimento flexível Pavimento rígido Pavimentação de rodovia Obras |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Centro Universitário - UNDB |
metadata.dc.publisher.initials: | UNDB |
metadata.dc.publisher.department: | UNDB |
Citação: | MORAES, Jonas Magno Machado. Estudo comparativo entre pavimento flexível e rígido na pavimentação rodoviária: um estudo de caso da obra da extensão da Avenida Litorânea em São Luís – MA. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2021. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/571 |
Data do documento: | 25-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil |
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