Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/621
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições da psicologia escolar e educacional nas discussões atuais sobre sexualidade no contexto escolar
Título(s) alternativo(s): Contributions of school and educational psychology to current discussions on sexuality in the school context
metadata.dc.creator: FERREIRA, Samylle Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: CARDOSO, Valéria Maria Lima
metadata.dc.contributor.referee1: SILVA, Lidiane Veronica Collares da
metadata.dc.contributor.referee2: FREITAS, Erika Caldas
metadata.dc.description.resumo: Refletindo sobre Psicologia, Educação e Sexualidade, pesquisa-se sobre as contribuições da Psicologia Escolar e Educacional nas discussões atuais sobre sexualidade no contexto escolar. O objetivo geral é apresentar tais contribuições nesse contexto. Além disso, investiga as relações entre sexualidade e o desenvolvimento humano, descreve a relação da cultura com a educação na escola diante da temática da sexualidade, e visa compreender o papel da Psicologia Escolar e Educacional perante as demandas sobre sexualidade na escola. Essa pesquisa é de método hipotético-dedutivo, com finalidade de natureza básica. Os objetivos são de caráter descritivo, com abordagem qualitativa e procedimentos técnicos que utilizam da revisão narrativa de literatura. A história da sexualidade traz mudanças e reflexos nas percepções sobre a mesma na atualidade, sendo pertinente refletir sobre identidade, cultura e a influência na escola diante disso, o que enfatiza o preparo dos educadores para facilitar o conhecimento aos alunos, sendo viabilizado pela Psicologia Escolar e Educacional, uma atuação que é conjunta à escola para ser efetiva.
Resumo: Reflecting on Psychology, Education and Sexuality, we research the contributions of School and Educational Psychology in the current discussions about sexuality in the school context. The general objective is to present such contributions in this context. In addition, it investigates the relations between sexuality and human development, describes the relation between culture and education at school in face of the sexuality theme, and aims to understand the role of School and Eduacational Psychology in face of the demands about sexuality at school. This research is of hypothetical-deductive method, with basic nature purpose. The objectives are of descriptive characcter, with qualitative approach and technical procedures that use the narrative literature review. The history of sexuality brings changes and reflections in the perceptions about it today, being pertinent to reflect on identity, culture and the influence on school in the face of this, wich emphasizes the preparation of educators to facilitate the knowledge of students, being made possible by the School and Educational Psychology, a performance that is joint to the school to be effective.
Palavras-chave: Psicologia escolar
Psicologia educacional
Sexualidade
Escola
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: FERREIRA, Samylle Rodrigues. Contribuições da psicologia escolar e educacional nas discussões atuais sobre sexualidade no contexto escolar. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/621
Data do documento: 22-Nov-2021
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMYLLE RODRIGUES FERREIRA.pdf541,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.