Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/621
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Contribuições da psicologia escolar e educacional nas discussões atuais sobre sexualidade no contexto escolar |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of school and educational psychology to current discussions on sexuality in the school context |
metadata.dc.creator: | FERREIRA, Samylle Rodrigues |
metadata.dc.contributor.advisor1: | CARDOSO, Valéria Maria Lima |
metadata.dc.contributor.referee1: | SILVA, Lidiane Veronica Collares da |
metadata.dc.contributor.referee2: | FREITAS, Erika Caldas |
metadata.dc.description.resumo: | Refletindo sobre Psicologia, Educação e Sexualidade, pesquisa-se sobre as contribuições da Psicologia Escolar e Educacional nas discussões atuais sobre sexualidade no contexto escolar. O objetivo geral é apresentar tais contribuições nesse contexto. Além disso, investiga as relações entre sexualidade e o desenvolvimento humano, descreve a relação da cultura com a educação na escola diante da temática da sexualidade, e visa compreender o papel da Psicologia Escolar e Educacional perante as demandas sobre sexualidade na escola. Essa pesquisa é de método hipotético-dedutivo, com finalidade de natureza básica. Os objetivos são de caráter descritivo, com abordagem qualitativa e procedimentos técnicos que utilizam da revisão narrativa de literatura. A história da sexualidade traz mudanças e reflexos nas percepções sobre a mesma na atualidade, sendo pertinente refletir sobre identidade, cultura e a influência na escola diante disso, o que enfatiza o preparo dos educadores para facilitar o conhecimento aos alunos, sendo viabilizado pela Psicologia Escolar e Educacional, uma atuação que é conjunta à escola para ser efetiva. |
Resumo: | Reflecting on Psychology, Education and Sexuality, we research the contributions of School and Educational Psychology in the current discussions about sexuality in the school context. The general objective is to present such contributions in this context. In addition, it investigates the relations between sexuality and human development, describes the relation between culture and education at school in face of the sexuality theme, and aims to understand the role of School and Eduacational Psychology in face of the demands about sexuality at school. This research is of hypothetical-deductive method, with basic nature purpose. The objectives are of descriptive characcter, with qualitative approach and technical procedures that use the narrative literature review. The history of sexuality brings changes and reflections in the perceptions about it today, being pertinent to reflect on identity, culture and the influence on school in the face of this, wich emphasizes the preparation of educators to facilitate the knowledge of students, being made possible by the School and Educational Psychology, a performance that is joint to the school to be effective. |
Palavras-chave: | Psicologia escolar Psicologia educacional Sexualidade Escola Educação |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Centro Universitário - UNDB |
metadata.dc.publisher.initials: | UNDB |
metadata.dc.publisher.department: | UNDB |
Citação: | FERREIRA, Samylle Rodrigues. Contribuições da psicologia escolar e educacional nas discussões atuais sobre sexualidade no contexto escolar. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2021. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/621 |
Data do documento: | 22-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SAMYLLE RODRIGUES FERREIRA.pdf | 541,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.