Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/697
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing na odontologia: revisão de literatura
Título(s) alternativo(s): Marketing in dentistry: literature review
metadata.dc.creator: RAMOS, Flávio Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor1: FERRONI, Tatiana Valois de Sá
metadata.dc.contributor.referee1: FREITAS, Claudio Vanucci Silva de
metadata.dc.contributor.referee2: MARTINS, Ândria Milano San
metadata.dc.description.resumo: O mercado de trabalho odontológico se tornou cada vez mais competitivo, levando o cirurgião-dentista a desenvolver conhecimentos e habilidades, além dos técnicos, dentre elas gestão e marketing. O objetivo deste estudo foi demonstrar como o marketing contribui para um dentista se diferenciar no mercado de trabalho. Trata-se de uma revisão de literatura descritiva com abordagem qualitativa, utilizando os seguintes descritores: ‘’Marketing’’, ‘’Marketing em serviços de saúde’’, ‘’Odontologia’’. O marketing modificou-se ao longo dos anos, principalmente nos últimos meses, devido a uma série de mudanças de comportamentos da sociedade que está cada vez mais digital e com necessidades de consumo diversas. Isso leva à migração de métodos de marketing para um novo ambiente, como o digital. Após revisão da literatura, é observado que devido a competitividade no mercado odontológico, requer o uso da utilização do marketing de maneira inteligente pode se consolidar como um meio de diferenciação entre profissionais. Os cirurgiões dentistas, fazendo uso deste recurso de maneira ética e adequada, tendem a conseguir resultados positivos no que compete à captação de novos pacientes, bem como de proporcionar maior visibilidade ao seu trabalho. Portanto, o profissional de odontologia, ao utilizar as ferramentas de marketing na promoção de seus serviços, torna-se um profissional diferenciado no mercado da odontologia e serviços de saúde
Resumo: The dental labor market has become increasingly competitive, leading the dentist to develop knowledge and skills beyond the technical ones, among them management and marketing. The objective of this study was to demonstrate how marketing contributes to a dentist's differentiation in the job market. This is a descriptive literature review with a qualitative approach, using the following descriptors: ''Marketing'', ''Marketing in health services'', ''Dentistry''. Marketing has changed over the years, especially in recent months, due to a series of behavioral changes in society that is increasingly digital and with diverse consumer needs. This leads to the migration of marketing methods to a new environment, such as the digital one. After reviewing the literature, it is concluded that, with the competitiveness in the dental market, the use of marketing in a smart way can be consolidated as a means of differentiation among professionals. Dental surgeons who use this resource in an ethical and appropriate manner tend to achieve positive results in terms of attracting new patients, as well as providing greater visibility for their work. Therefore, the dental professional, when using marketing tools to promote his services, becomes a differentiated professional in the dentistry and health services market.
Palavras-chave: Marketing
Marketing - Odontologia
Serviços de saúde
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: RAMOS, Flávio Teixeira. Marketing na odontologia: revisão de literatura. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/697
Data do documento: 19-May-2022
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLÁVIO TEIXEIRA RAMOS.pdf382,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.