Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/749
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Expansão sustentável do mercado brasileiro de ervas medicinais e fitoterápicos
Título(s) alternativo(s): Sustainable expansion of the Brazilian market for medicinal herbs and herbal medicines
metadata.dc.creator: GALVÃO, Gamaliel Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: CARVALHO, João Conrado de Amorim
metadata.dc.contributor.referee1: SOARES, Francisco Moreira
metadata.dc.contributor.referee2: MELO, Marcelo Virgínio de
metadata.dc.description.resumo: O uso de medicamentos naturais (ervas medicinais e fitoterápicos) cresce no Brasil e no mundo. As evidências dos benefícios de sua utilização são listadas em diversas fontes de pesquisa: artigos científicos, sites de órgãos do governo; sites da Organização Mundial da Saúde (OMS). Este trabalho tem como objetivo geral a percepção de clientes sobre medicamentos naturais. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre ervas medicinais e fitoterápicos e obtidas informações como o uso da medicina natural na antiguidade para tratamento de doenças; dados sobre potencial brasileiro e sua biodiversidade; outros fatores também foram adquiridos como: produtos renováveis, legislação vigente, produção, comercialização e exportação de medicamentos naturais. Para o estudo de caso foram realizadas entrevistas com nove clientes no período de 14/05/22 a 28/05/22 abordando o motivo que induzia a confiar em medicamentos naturais e resultou em 77.77% dos clientes confiam devido ao resultados satisfatórios pelo próprio uso; 22,22% afirmaram confiança devido a cultura familiar, porém todos os entrevistados confiam nos medicamentos naturais. Foi traçado uma escala de 0 a 10 no requisito confiança e a maioria (55,55%) deram Dez e, a nota mais baixa dada por um participante foi Oito. Referente ao consumo: 33,33% dos participantes afirmaram o uso mensal; 55,55% disseram outro e 11,11% não souberam ou não opinaram. Sobre produtos renováveis, poucos clientes entediam o significado ou não estavam aptos a responder. As hipóteses sobre o olhar positivo do cliente como confiança, interesses, foram confirmadas tanto pelos entrevistados como pelo estudo bibliográfico. Sobre o potencial do mercado brasileiro para expansão em medicamentos naturais; foram confirmadas no estudo bibliográfico. Assim, sugere-se a realização de mais trabalhos como esse, como forma de extensão do conhecimento científico para expansão do mercado brasileiro de medicamentos naturais e projeção no comércio exterior.
Resumo: The use of natural medicines (medicinal herbs and herbal medicines) grows in Brazil and in the world. Evidence of the benefits of its use is listed in several research sources: scientific articles, government agency websites; World Health Organization (WHO) websites. This work has as general objective the perception of clients about natural medicines. A bibliographic review was carried out on medicinal herbs and herbal medicines and information was obtained such as the use of natural medicine in antiquity for the treatment of diseases; data such as Brazilian potential due to its biodiversity and other factors were also acquired, as well as renewable products, current legislation, production, commercialization and export of natural medicines. For the case study, interviews were carried out with nine clients from 05/14/22 to 05/28/22, addressing factors such as the reason that induced trust in natural medicines and which resulted in 77.77% of clients trusting due to the satisfactory results by its own use; 22.22% affirmed trust due to family culture, but all respondents trust natural medicines. A scale from 0 to 10 was drawn in the confidence requirement and the majority (55.55%) gave Ten and the lowest grade given by a participant was Eight. Regarding consumption: 33.33% of the participants said they used it monthly; 55.55% said another and 11.11% did not know or did not give an opinion. About renewable products, few customers understood the meaning or were not able to respond. The hypotheses about the client's positive view, such as trust, interests, were confirmed both by the interviewees and by the bibliographic study. On the potential of the Brazilian market for expansion in natural medicines were confirmed in the bibliographic study. Thus, it is suggested to carry out more work like this, as a way of extending scientific knowledge to expand the Brazilian market of natural medicines and projection in foreign trade.
Palavras-chave: Fitoterápicos
Percepção de clientes
Expansão sustentável
Medicamentos naturais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: GALVÃO, Gamaliel Gomes. Expansão sustentável do mercado brasileiro de ervas medicinais e fitoterápicos. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/749
Data do documento: 23-Jun-2022
Aparece nas coleções:Tecnólogo em Comércio Exterior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GAMALIEL GOMES GALVÃO.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.