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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Beleza, hiperconsumo e publicidade: um estudo a partir do direito do consumidor
Título(s) alternativo(s): Beauty, hyperconsumption and advertising: a study based on consumer law
metadata.dc.creator: BERNADO, Isabela
metadata.dc.contributor.advisor1: VIEGAS, Thaís Emília de Sousa
metadata.dc.contributor.referee1: OLIVEIRA, Roberto de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: SOUSA, Paulo Renato Mendes de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata sobre a sociedade de hiperconsumo. Inicialmente, apresenta-se o desenvolvimento da sociedade de consumidores com base nas Eras Sólido Moderna e Líquido Moderna de Zygmunt Bauman. Para, posteriormente, apresentar a teoria de Gilles Lipovetsky das três fases do capitalismo de consumo. Em seguida, trata da construção da identidade e de seu pluralismo. Relaciona a atividade de consumo com a formação da identidade. Ao final, aborda acerca da publicidade, vista como instrumento de grande relevância na atividade do consumo. Analisa-se os princípios que a norteiam à luz do Código de Defesa do Consumidor. Para, por fim, relacionar técnicas publicitárias e seu poder de influir na decisão de compra com o processo de construção da identidade social dos indivíduos. Este trabalho demonstra como o hiperconsumo é fenômeno de significativa repercussão na esfera pessoal, social e jurídica dos indivíduos, já que o mesmo sofre forte influência de fatores internos e externos, que juntos irão influenciar na tomada de decisão dos indivíduos no momento da compra. Para tanto, a metodologia utilizada é de revisão bibliográfica, com estudo de princípios e da legislação consumerista.
Resumo: The present work talks about the society of hyper-consumption. Initially, it presents the development of society of consumers based on the Solid-Modern and Liquid-Modern Eras of Zygmunt Bauman. To, later, present the theory of Gilles Lipovetsky of three phases of consumer capitalism. After that, talks about the construction of the identity and its pluralism. Makes a relation between the consumer activity with the identity formation. In the end, it approaches about publicity, seen as an instrument of big relevance on the consumer activity. It analyzes the principles that orientate it under the eye of Consumer Defense Code. To, finally, relate advertising techniques and its power of affect on the decision of buying with the process of construction of social identity of individuals. This work demonstrates how hyper-consumption is a phenomenon of significant repercussion on the personal, social and legal sphere of individuals, since it suffers great influence of internal and external factors, that together will influence on the making of individual’s decision on the moment of the buying. For this purpose, the methodology used is bibliographic review, with study of principles and consumerist legislation.
Palavras-chave: Sociedade de hiperconsumo
Consumo
Publicidade
Identidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: BERNADO, Isabela. Beleza, hiperconsumo e publicidade: um estudo a partir do direito do consumidor. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/76
Data do documento: 7-Dec-2018
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