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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da avaliação diagnosticada na infância: possibilidade de compreensão de crianças diagnosticadas com transtorno déficit de atenção/hiperatividade
Título(s) alternativo(s): The importance of diagnostic assessment in childhood: the possibility of understanding children diagnosed with attention deficit/hyperactivity disorder
metadata.dc.creator: SILVA, Ana Gabriella Rocha
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Lidiane Verônica Collares da
metadata.dc.contributor.referee1: CRUZ, Ilara Nogueira
metadata.dc.contributor.referee2: SANTANA, Gracielle dos Santos
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo é voltado à avaliação diagnóstica na infância, buscando possíveis compreensões sobre a criança diagnosticada com TDAH. Os transtornos do neurodesenvolvimento na infância, como o TDAH, trazem diversas implicações e dificuldades em âmbitos da vida como a escola; em virtude disso o consumo de medicamentos pode ser uma ferramenta de intervenção, buscando entender o seu papel e como seus efeitos se apresentam no desenvolvimento da criança. Em vista disso, esta pesquisa busca investigar a importância de uma avaliação bem elaborada sendo essa criança analisada por diversos espaços que a mesma ocupa. Ademais a aprendizagem partindo da percepção da instituição escolar e dos docentes que fazem parte da equipe presente nesse ambiente. Para isso, foi abordado como objetivo principal a avaliação diagnóstica e como esta ocorre no quesito de transtornos do neurodesenvolvimento ( com ênfase no TDAH) pode implicar no desenvolvimento infantil e no aprendizado, em conjunto com objetivos específicos de análise do lugar social ocupado pela criança diante a sociedade antes e após a educação escolar até a atualidade, compreendendo benefícios e malefícios do tratamento medicamentoso de crianças com diagnósticos de TDAH e o papel da escola diante dessas crianças diagnosticadas com transtornos psicopatológicos. A metodologia deste estudo envolve pesquisa bibliográfica qualitativa e descritiva. Os resultados das pesquisas revelaram a importância de uma avaliação diagnostica e o uso da medicação, e que a escola é um dos lugares principais para a entrada dessa medicação como intervenção, uma vez que as crianças diagnosticadas apresentam dificuldade significativa no quesito de aprendizagem escolar. Por isso pode-se concluir que a equipe escolar deve estar cada vez mais embasada de conhecimentos sobre o assunto trazendo recursos necessários como apresentação de atividades específicas, observação e reconhecimento de habilidades a fim que esse aluno possa se desenvolver.
Resumo: This study is focused on the diagnostic evaluation in childhood seeking possible understandings about the child diagnosed with ADHD. Childhood disorders such as ADHD bring several implications and difficulties in areas of life such as school, because of this the use of medication can be a tool for intervention seeking to understand its role and how its effects have on child development. In view of this, this research seeks to investigate the importance of a well-designed assessment of the child being analyzed by the various spaces he or she occupies. The learning from the perception of the school institution and the teachers who are part of the team present in this environment. To this end, the main objective of this study was to analyze how drug treatment for diagnosed disorders with emphasis on ADHD may affect children's development and learning, along with specific objectives such as the analysis of the social place occupied by children in society before and after school education until today, understanding the benefits and harms of drug treatment for children diagnosed with ADHD and the role of the school before these children diagnosed with psychopathological disorders. The methodology of this study involves qualitative and descriptive bibliographic research. The results of the research revealed that there is polarization and divergence on the subject, and that the school is one of the main places for the entry of this medication as an intervention, since the children diagnosed have significant difficulty in terms of school learning. Therefore, it can be concluded that the school staff must be more and more knowledgeable about the subject, bringing the necessary resources such as the presentation of specific activities, observation, and recognition of skills in order for this student to develop.
Palavras-chave: Infância
Avaliação diagnóstica
Transtorno déficit de atenção
Tratamento medicamentoso
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Centro Universitário - UNDB
metadata.dc.publisher.initials: UNDB
metadata.dc.publisher.department: UNDB
Citação: SILVA, Ana Gabriella Rocha. A importância da avaliação diagnosticada na infância: possibilidade de compreensão de crianças diagnosticadas com transtorno déficit de atenção/hiperatividade. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/791
Data do documento: 22-Jun-2022
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