Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1125
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação financeira para crianças: estudo do segmento e das formas de implementação no Ensino Fundamental I |
Título(s) alternativo(s): | Financial education for children: study of the segment and forms of implementation in Elementary School I |
metadata.dc.creator: | ESTRADA, Rafael Maranhão Mora |
metadata.dc.contributor.advisor1: | NUNES, Gustavo Pereira |
metadata.dc.contributor.referee1: | MELO, Marcelo Virgínio de |
metadata.dc.contributor.referee2: | MARQUES, Michel Silva |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa em questão se caracteriza como aplicada visando aplicar o conhecimento de forma prática e assim utilizou pesquisa bibliográfica, estudo de caso, estudo de campo e pesquisa qualitativa para examinar o cenário de educação financeira em seu geral, trazendo contextualização e análise, e também examinar como é a forma de implementação dessa educação no ensino fundamental 1, apresentando suas limitações e propostas de melhorias em sala de aula, a partir disso foi aplicado um teste com o intuito de verificar a eficácia em sala com crianças entre 6 e 10 anos acerca desse tipo de abordagem. As metas foram revisar obras literárias relevantes trazendo peso à pesquisa, e desenvolver e aplicar uma apostila de ensino financeiro para crianças de forma interativa, didática e lúdica, conquistando a atenção e desenvolvendo o interesse dos alunos acerca do assunto. A coleta de dados foi por meio de pesquisa em um colégio particular, aplicando questionários, tanto à professores de turmas variadas quanto à diretora da instituição, e observações no decorrer da aplicação da apostila desenvolvida para o trabalho, foram coletados dados valiosos à pesquisa. As descobertas revelaram uma forte correlação entre a apostila aplicada e os levantamentos de dados obtidos com os questionários com a necessidade de se ter um ensino educativo sobre finanças desde a base da escolaridade e evidenciaram que esse tema não é complicado de se aprender, podendo trazer maiores resultados futuros à sociedade brasileira como um todo. Em conclusão, essa pesquisa ressalta a importância de uma implementação digna, isolada e com protagonismo devido acerca da educação financeira para crianças, não tratando somente como um assunto extracurricular e sem o aprofundamento devido. |
Resumo: | The research in question is characterized as applied aiming to apply knowledge in a practical way and thus used bibliographical research, case study, field study and qualitative research to examine the financial education scenario in general, bringing contextualization and analysis, and also examining how this education is implemented in elementary school 1, presenting its limitations and proposals for improvements in the classroom, based on this, a test was applied with the aim of verifying the effectiveness in the classroom with children between 6 and 10 years old regarding this type of approach. The targets were to review relevant literary works, bringing weight to the research, and to develop and apply a financial teaching booklet for children in an interactive, didactic and playful way, gaining attention and developing students' interest in the subject. Data collection was through research in a private school, applying questionnaires, both to teachers from different classes and to the director of the institution, and observations during the application of the booklet developed for the work, valuable data were collected for the research. The findings revealed a strong correlation between the handbook applied and the data surveys obtained with the questionnaires with the need to have educational teaching about finances from the beginning of schooling and showed that this topic is not complicated to learn, and can bring greater future results for Brazilian society as a whole. In conclusion, this research highlights the importance of a dignified, isolated and prominent implementation of financial education for children, not just treating it as an extracurricular subject and without due depth. |
Palavras-chave: | Educação Education Finanças Finance Infância Infancy Investimento em ensino Investment in teaching Mudança social Social change |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Centro Universitário - UNDB |
metadata.dc.publisher.initials: | UNDB |
metadata.dc.publisher.department: | UNDB |
Citação: | ESTRADA, Rafael Maranhão Mora. Educação financeira para crianças: estudo do segmento e das formas de implementação no Ensino Fundamental I. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.undb.edu.br/jspui/handle/areas/1125 |
Data do documento: | 5-Dec-2023 |
Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAFAEL MARANHÃO MORA ESTRADA.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.